Por: Isabella Rodrigues*

Chuvas de meteoros Alpha e Delta iluminarão o céu nesta semana

Evento astronômico pode ser visto em todo país | Foto: Reuters/Arquivo Agência Gov

Por Isabella Rodrigues*

Nesta semana, acontecerá um espetáculo astronômico imperdível para os entusiastas da astronomia. Entre a noite desta segunda-feira (29) e a madrugada desta quarta-feira (31), será possível observar o ápice das chuvas de meteoros Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas. Com suas estrelas cadentes iluminando o céu noturno, esses eventos celestiais oferecem uma oportunidade única e prometem encantar observadores de todas as partes do país.

A observação das chuvas de meteoros é muito importante para a astronomia, possibilitando o estudo da composição e o comportamento de cometas e asteroides. Esses meteoros são pedaços desses corpos celestes e ajudam a entender melhor a dinâmica do sistema solar e a história de sua formação. Para ver meteoros, é essencial ter boas condições atmosféricas. Céu claro e sem nuvens são ideais, enquanto a poluição luminosa e a fase da Lua podem dificultar a visualização.

Os Alpha Capricornídeos, conhecidos por sua baixa taxa de meteoros, com uma média de cinco por hora, destacam-se pelas brilhantes bolas de fogo que iluminam o céu. Em contraste, as Delta Aquáridas apresentam uma maior frequência, com até 20 meteoros por hora durante o pico. Apesar de os meteoros serem geralmente menos brilhantes, sua regularidade oferece uma visão constante e fascinante.

Apesar de serem espetáculos visuais incríveis, as chuvas de meteoros não representam grandes riscos para satélites e outras tecnologias em órbita, pois a maioria dos meteoros se desintegra na atmosfera antes de chegar ao solo. Ainda assim, cientistas monitoram esses eventos para assegurar a segurança das operações espaciais.

O melhor horário para observar essas chuvas de meteoros é entre 22h e 2h, quando o ponto de origem dos meteoros está mais alto no céu. Locais afastados da iluminação urbana, como áreas rurais, são recomendados para uma melhor visualização.

Em entrevista para o Correio Serrano, Alison Mineiro Martins, diretor do Clube de Astronomia de Nova Friburgo (CANF), fala sobre curiosidades dos dois fenômenos. "Um aspecto interessante dos Alpha Capricornídeos é a baixa velocidade dos meteoros, cerca de 23 km/s, permitindo observar detalhes mais nítidos. As Delta Aquáridas são visíveis tanto no hemisfério Norte quanto no Sul, oferecendo um espetáculo global", afirma.

O diretor também comenta que, apesar do fechamento temporário do Planetário de Nova Friburgo, o clube continua realizando observações. Devido ao horário tardio e à interferência das luzes urbanas, não há eventos específicos organizados pela CANF para essas chuvas de meteoros. Porém, o Clube de Astronomia organizará um encontro de observação no dia 10 de agosto no Sítio Maara, em Cardinot.

Para mais detalhes sobre como e onde observar as chuvas de meteoros, e para participar das atividades do Clube de Astronomia de Nova Friburgo, os interessados podem visitar o site da Agência Espacial Brasileira ou entrar em contato com o Clube de Astronomia de Nova Friburgo pelas redes sociais.

*Estagiária