Teresópolis celebra 133 anos com diversas atividades
Cidade prepara desfile cívico com estudantes da rede municipal
Por Vinicius Barros*
Teresópolis se prepara para celebrar seus 133 anos, no próximo dia 06 de julho, com uma programação especial organizada pela Prefeitura e outras entidades. Com organização da Secretaria Municipal de Educação, o tradicional desfile em comemoração pelo aniversário da cidade será realizado a partir das 10h, na Avenida J. J. de Araújo Regadas - popularmente conhecida como Parque Regadas, no centro. Também no sábado, às 15h, na Matriz de Santa Teresa, acontece a Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade.
O desfile, com o tema 'Inclusão, diversidade e educação: todos sem exceção!', contará com a participação de 2 mil alunos do 1º ao 9º ano das escolas municipais, divididos em pelotões acompanhados por bandas escolares. Diversas secretarias municipais e instituições como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU também estarão presentes no evento.
O Horto Municipal promoverá uma ação voluntária no sábado, 6 de julho, às 8h30, para a produção de mudas de hortênsias destinadas à recuperação do caminho Portal x Cat, com inscrições pelo WhatsApp: (21) 99851-8033.
Edição especial do Música na Matriz
As celebrações começaram no último sábado, 29 de junho, com um emocionante concerto do Coral dos Canarinhos de Petrópolis na Igreja de Santa Teresa. O evento do Música na Matriz encantou o público com um repertório diversificado, sob a regência do Maestro Marco Aurélio Lischt.
Durante o espetáculo, foi lançado o Projeto Meninos Cantores de Teresópolis, idealizado por Rogério Mello Alves, da obra social Fazendo a Diferença em Teresópolis. Contando com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação, o projeto tem como proposta montar um coral com 40 alunos da rede municipal de ensino, com idade entre 9 e 12 anos.
"Teremos reunião esta semana na Secretaria de Educação para definir o cronograma de visita às escolas municipais para distribuir as fichas de inscrição e marcar a seleção de alunos. Nossa ideia é formar duas turmas, entre 30 e 40 estudantes, para logo iniciar as aulas de canto coral. Nosso interesse é oferecer aos adolescentes a oportunidade de se apresentar em um coral bonito, como o dos Canarinhos de Petrópolis, e dar a eles a chance de mudança de vida por meio da arte e da música", explicou Rogério Mello Alves.
"Vamos dar todo o apoio possível. Acredito que é por meio de sementes como estas que começamos a transformar a sociedade. Parabenizo a iniciativa de Rogério, de seus apoiadores e da Prefeitura e torço para que o projeto dê certo, pois a música abre portas e transforma vidas", frisou o Maestro Marco Aurélio Lischt, do Coral dos Canarinhos de Petrópolis.
*Estagiário