Nova Friburgo registra baixa adesão da população à vacinação contra a gripe
A meta é imunizar contra a gripe 73.559 pessoas no município
O risco de contrair síndromes respiratórias como a gripe aumenta consideravelmente no período do inverno, devido à exposição às baixas temperaturas. Em Nova Friburgo, assim como nos demais municípios, a imunização contra a gripe está liberada para todas as faixas etárias, acima dos 06 meses de idade. A intenção do Ministério da Saúde é ampliar a cobertura vacinal em todo o país, mas a população parece não estar fazendo sua parte, a cobertura vacinal está muito abaixo do esperado pelas autoridades de saúde.
De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, a meta é imunizar contra a gripe 73.559 pessoas no município, mas até agora apenas 53% desse público-alvo já procurou as salas de vacina das unidades básicas de saúde, ou seja, só foram aplicadas 39.544 doses. No município, a vacinação contra a gripe acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nos postos de saúde: Silvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; e Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira. Para se vacinar basta apresentar um documento de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação.
A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período da maior circulação de vírus, reduzindo o agravamento da gripe, as internações e o número de óbitos. A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza, A e B são responsáveis por epidemias sazonais e os vírus C e D.
A vacina não tem contra Indicações e só deve ser evitada se a pessoa estiver com febre ou sintomas gripais. A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo reforçou nas redes sociais a importância da vacinação e que tem recebido doses suficientes e com frequência do Governo do Estado do Rio, por isso, não há risco iminente da campanha ser suspensa por falta de estoque. As doses contra a gripe podem ser administradas simultaneamente com as outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos.
*Estagiária