Friburguense é indicada ao Prêmio Nise da Silveira

Por Leandra Lima - PETR

Atualmente, a APAE é uma das principais instituições de atendimento a pessoas com deficiência em Nova Friburgo

Por Laís Lima*

Maria das Dores Pacheco, mais conhecida como Dorinha, fundadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE) de Nova Friburgo, é uma das indicadas ao Prêmio Nise da Silveira, concedido pela Câmara dos Deputados. A premiação é um reconhecimento e incentivo às pessoas e instituições que desempenham um papel de promoção aos cuidados no enfrentamento aos desafios da saúde mental e vulnerabilidade.

Dorinha, como é carinhosamente conhecida, decidiu fundar a APAE em 1979, após seu último filho nascer com microcefalia, mesmo com poucos recursos financeiros, ela buscava tratamento para seu filho no Rio. Esse sofrimento despertou o sentido da caridade e do respeito aos necessitados.

Atualmente, a APAE é uma das principais instituições de atendimento a pessoas com deficiência em Nova Friburgo, a instituição oferece atendimento para família desde o nascimento da criança, com avaliação e pesquisa por meio de exames. Hoje em dia, com 84 anos, Dorinha ainda trabalha incansavelmente para manter a unidade funcionando, oferecendo atenção integral a cerca de 600 pessoas através de uma equipe multidisciplinar.

Além de Dorinha, outras 18 pessoas e instituições foram indicadas. Os cinco premiados serão escolhidos nesta terça-feira (9), por um conselho deliberativo formado pela 2ª secretária.

*Estagiária