Hospital Oncológico de Nova Friburgo será entregue em novembro de 2024
Hospital em fase final obteve investimento de R$ 65,3 milhões
Por Isabella Rodrigues*
O governador Cláudio Castro esteve na última quinta-feira, 11, em Nova Friburgo para conferir de perto o progresso das obras do Hospital Estadual de Oncologia, uma iniciativa que promete transformar a oferta de tratamento oncológico na Região Serrana do Rio de Janeiro. Com um investimento de R$ 65,3 milhões, o hospital está em fase final de construção, com entrega prevista para novembro.
O novo hospital será equipado para atender pacientes oncológicos adultos e contará com 58 leitos, incluindo 10 unidades de terapia intensiva e 48 leitos de enfermaria. A estrutura de atendimento incluirá serviços de diagnóstico, cirurgia oncológica, oncologia clínica, medidas de suporte, reabilitação, cuidados paliativos, uma central de quimioterapia, consultórios, um laboratório para análises clínicas e um moderno centro de imagem.
Pensando no bem-estar de seus pacientes, o Hospital Estadual de Oncologia está sendo projetado com base em princípios de neuroarquitetura, um conceito que integra arquitetura e neurociência. O projeto está sendo comandado pela mesma equipe de arquitetos que desenvolveu o Instituto Estadual do Cérebro (IEC). "Nossa equipe de arquitetura trouxe a ambiência externa para dentro do hospital também, utilizando os princípios da neuroarquitetura. Criamos espaços de convivência externos para os pacientes. A estratégia tem o objetivo de diminuir a tensão durante o tratamento oncológico.", explicou Rebecca Vargas, superintendente de Arquitetura e Engenharia da Secretaria da Saúde.
A satisfação e o sentimento de realização vêm de todos os envolvidos do projeto. Ismair Leandro Filho, pedreiro de 60 anos e morador de Conselheiro Paulino, expressou seu orgulho em contribuir para a construção do hospital. Ele lembra com emoção da irmã, que perdeu para o câncer, e vê na obra um legado de esperança para a comunidade.
*Estagiária