Poluição no Rio Paraíba do Sul é alvo de ação da Polícia em Três Rios

A operação foi voltada para a proteção ambiental

Por Isabella Rodrigues*

Policia Ambiental flagrou despejo irregular de resíduos

Por Isabella Rodrigues*

Nesta quarta-feira (17), policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, sob o comando do Comando de Polícia Ambiental, realizaram uma intervenção no município de Três Rios. A operação foi voltada para a proteção ambiental. Durante a ação, foram detectados sinais de poluição no rio Paraíba do Sul.

A equipe da 5ª UPAm se dirigiu ao bairro Ponte das Garças, onde, ao fiscalizar a Estrada Rua Direita, identificou o descarte de materiais poluentes nas margens do rio. Apesar das buscas realizadas na área, nenhum suspeito foi encontrado. Os policiais encaminharam a ocorrência para a 108ª Delegacia de Polícia, onde a autoridade policial classificou o incidente conforme o artigo 54 da Lei 9605/98, onde diz que causar poluição que possa prejudicar a saúde das pessoas, matar animais ou destruir plantas pode gerar uma pena de prisão, de um a quatro anos, e multa.

Segundo uma pesquisa publicada em 2020 pela Revista Brasileira de Gestão Ambiental, o Rio Paraíba do Sul tem uma grande importância para o abastecimento de água e a geração de energia no Estado do Rio de Janeiro, além de abrigar uma rica biodiversidade. O estudo foca na degradação do rio em Três Rios, e entre os problemas detectados estão a erosão do solo, a alteração da qualidade da água, o assoreamento do rio e a degradação da paisagem, além de impactos socioeconômicos como a diminuição da água potável, a redução da pesca, o aumento de doenças e a maior probabilidade de inundações.

Ao decorrer dos anos o rio já estava sofrendo uma degradação ambiental, com o descarte de lixo, esgoto, entre outros motivos, e o estudo destaca justamente a necessidade de ações de fiscalização, tratamento de efluentes, gestão de resíduos sólidos e educação ambiental para a preservação do rio. A participação da comunidade é essencial para a conservação ambiental e para responsabilizar aqueles que cometem crimes contra a natureza, assegurando a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população.

O Linha Verde tem recebido cada vez mais denúncias, mostrando o interesse da população em solucionar problemas ambientais gerados pela poluição criminosa. Para fortalecer o combate a crimes contra o meio ambiente, a população pode colaborar fazendo denúncias ao Linha Verde. O serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelos números (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, que também aceitam denúncias via WhatsApp de forma anonimizada, garantindo a proteção da identidade do denunciante. Denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo "Disque Denúncia RJ" ou pelo site www.disquedenuncia.org.br.

*Estagiária