Festival de Inverno de Nova Friburgo celebra a diversidade

O evento de agosto ocorrerá concomitantemente em diversos espaços culturais

Por Laís Lima*

Reaberto este ano, Teatro Municipal também receberá espetáculos de dança e música

Por Laís Lima*

De 1º a 12 de agosto, a cidade de Nova Friburgo será palco de um evento que celebra a diversidade cultural, com apresentações musicais, peças de teatro, espetáculos de dança, exibições de curtas-metragens, cursos e aula show com o renomado coreógrafo Carlinhos de Jesus. O Festival de Inverno Nova Friburgo 2024 trará inovação e uma programação especial que pretende encantar moradores e visitantes da Região Serrana, após o sucesso do festival do ano passado, as expectativas para esta edição são altas.

Em 2023, o evento destacou-se por sua programação de alta qualidade, que inclui grandes nomes da música brasileira como a Banda Onze:20, Vanessa da Mata e Martinho da Vila. Este ano, o festival continua com a sua missão de democratizar o acesso à cultura, proporcionando um espaço para artistas locais e nacionais se apresentarem, tornando o festival como um dos principais eventos culturais da região.

Os espetáculos de dança prometem ser um dos pontos altos do festival, com performances que exploram diferentes estilos e técnicas, trazendo tanto grupos locais quanto companhias importantes no cenário nacional. A literatura também terá um destaque especial no festival, com o lançamento do livro "Zaquia Jorge -A Estrela de Madureira", de autoria do premiado escritor e jornalista Marcelo Moutinho, será um dos principais eventos literários, incluindo um bate papo com o autor.

A subsecretária de Cultura de Nova Friburgo, Ana Paula Lengruber, destacou que a principal iniciativa do festival é a democratização do acesso à cultura nas diversas plataformas, resultando, com isso, na formação de plateia. "Este ano, estamos empenhados em proporcionar uma experiência única e inesquecível para todos os participantes, o festival será dividido entre o Teatro Municipal Laércio Ventura Rangel, Usina Cultural Energisa, Oficina Escola de Arte, Praça Demerval Barbosa Moreira e Anfiteatro", disse.

"O festival será totalmente gratuito, a distribuição dos ingressos será feita 1h antes de cada espetáculo, sendo somente um ingresso por CPF. Estamos esperando que este ano ultrapasse o número de pessoas do ano passado que contou com mais de 20 mil", finalizou a Subsecretária.

O Festival de Inverno de Nova Friburgo conta com o apoio de Águas de Nova Friburgo, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado e Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Teatro Municipal Laércio Ventura; produção da Dellarte e realização do Dellarte, Stretto, Furnarte e Ministério da Cultura; patrocínio de Energisa e Instituto Energisa.

*Estagiária