Por: Leandra Lima - PETR

30º Batalhão da PM promove ações de integração com a comunidade

Programa aproxima a PM com a população do estado | Foto: Divulgação

Por Vinicius Barros*

O 30º Batalhão da Polícia Militar de Teresópolis está promovendo dois projetos voltados para a comunidade local com o objetivo de fortalecer a integração entre a polícia e os moradores, além de promover práticas esportivas e oferecer oportunidades para conhecer melhor o trabalho policial. O projeto social de Jiu-Jitsu e o evento "PMERJ Portas Abertas" são as iniciativas principais.

O projeto de Jiu-Jitsu, realizado às quartas e sextas-feiras, busca integrar os policiais e os moradores, além de promover a prática esportiva entre crianças e adolescentes, aproveitando a expertise dos policiais graduados na modalidade. Já o evento "PMERJ Portas Abertas", marcado para o dia 3 de agosto, oferece à população a oportunidade de conhecer o trabalho do batalhão por meio de atividades interativas, como palestras, atendimentos de saúde e oficinas. Ambas as iniciativas têm como propósito aproximar a polícia da comunidade, promover a confiança mútua e proporcionar uma compreensão mais profunda do papel da Polícia Militar na preservação da ordem pública.

De acordo com o comando do 30º BPM, a principal motivação por trás desses projetos é humanizar a relação entre a população e a Polícia Militar. O evento "PMERJ Portas Abertas" visa interagir com a comunidade local e estreitar os laços entre a população e o batalhão por meio de um dia de atividades programadas, permitindo que a comunidade conheça melhor as atividades policiais. O projeto de Jiu-Jitsu, assim como o programa "Pequenos Gigantes", tem a intenção de aproximar a comunidade através de atividades esportivas semanais para jovens e crianças, proporcionando novas perspectivas e uma referência de trabalho honesto, ao mesmo tempo em que desafia a percepção de que a polícia é apenas uma força repressiva.

Ao Correio Serrano, o batalhão disse que espera que esses projetos impactem a comunidade ao promover uma maior integração e compreensão mútua, além de proporcionar aos policiais uma oportunidade de se envolver mais profundamente com os moradores. O evento "PMERJ Portas Abertas" inclui diversas atividades, como café da manhã, orientações de saúde, palestras e oficinas, para aproximar o público dos policiais e suas funções. A aula experimental de Kickboxing, uma novidade deste ano, é um exemplo de como o batalhão busca engajar mais jovens com atividades inovadoras.

Além disso, o batalhão planeja continuar com projetos semelhantes no futuro, como o "Pequenos Gigantes", que usa o futebol para se conectar com adolescentes e jovens, e outras iniciativas voltadas para defesa pessoal e atividades para a terceira idade. Esses projetos visam sempre fortalecer a relação com a comunidade e demonstrar que é possível viver uma vida honesta e próspera, contribuindo para uma sociedade mais justa e segura.

*Estagiário