Por:

Instituição de Nova Friburgo participa de Arraiá Inclusivo em Petrópolis

Evento tem o objetivo de promover a inclusão social | Foto: Laís Lima

Por Laís Lima*

No último sábado (10), o Palácio de Cristal foi palco de um grande arraiá voltado para a inclusão das pessoas com deficiência. O evento foi promovido pelo Projeto INcluir de Petrópolis que visa incentivar a participação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e seus familiares em atividades recreativas e culturais, incentivando a inclusão e a acessibilidade. Ao longo do ano, o projeto realiza diversas ações voltadas para esporte, lazer, turismo, cultura e educação, sempre com o objetivo de promover a inclusão social.

Ao longo do evento o idealizador do Projeto INcluir Chen Li Cheng ressaltou sobre a importância do arraiá. "Como é fundamental incentivar a inclusão de pessoas com deficiência em espaços públicos, promovendo experiências culturais e conexões. Esta é a primeira edição de muitas que estão por vir, o arraiá é uma celebração à diversidade, com o objetivo de tornar a cidade mais inclusiva e acolhedora com pessoas PCD's".

O Arraiá do Incluir ainda contou com a participação do Projeto Cultural Boi Bumbá da Afape de Nova Friburgo, que abrilhantou ainda mais o evento. A Afape também é uma instituição que atua com pessoas com deficiência, que está sempre promovendo a inclusão e fazendo com que seus assistidos tenham vivências únicas. Ivanilda Lima, diretora da Afape, falou sobre a importância da participação do evento para a instituição e os assistidos. "Nos sentimos imensamente honrados por participar do primeiro arraiá INcluir. Estar no Palácio de Cristal foi uma forma de enfatizar que todos podem ocupar lugar de autor de fala, de autonomia e de protagonistas de suas próprias histórias".

"Levar o boi "afapeano" à Petrópolis foi uma forma de dar visibilidade e mostrar a inclusão acontecendo. Gostaríamos de agradecer ao Sr. Chen Li Cheng e sua esposa Srª Caline, pelo convite, recepção e maneira carinhosa que nos trataram desde o momento de nossas tratativa", finalizou a diretora.

*Estagiária