Por: Redação

Programa 'Criança Feliz' em Areal

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças Americano (CDC), a proporção é de quatro meninos autistas para cada menina autista | Foto: Freepik

O Programa Criança Feliz, uma iniciativa voltada para o desenvolvimento integral de crianças e fortalecimento dos vínculos familiares, demonstra impactos significativos em Areal. Atualmente, o programa atende a 102 famílias e 12 gestantes, as quais são contempladas com medidas e serviços voltados para o cuidado e saúde da criança na primeira infância.

O Programa tem como foco principal as famílias com crianças de 0 a 3 anos, gestantes, e crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada. Através de visitas domiciliares, profissionais capacitadas e treinadas acompanham as famílias de perto, oferecendo orientação e fortalecendo os laços familiares e comunitários.

O envolvimento entre as famílias e as visitadoras é essencial para o sucesso do programa e para a construção de um futuro melhor para as crianças. Em uma matéria publicada pela Folha de S. Paulo no dia 31 de julho, Lislaine Fracolli, professora em saúde coletiva na USP e especialista em atenção materno-infantil e parentalidade, ressaltou a importância das visitas domiciliares. Segundo Fracolli, esse trabalho "É uma forma da gente diminuir o 'gap' [lacuna] para que a criança chegue na creche sem tantas marcas da desigualdade, sem tantas desvantagens, em relação a outras crianças de escola particular."

Para participar do Programa Criança Feliz em Areal, é necessário que as famílias mantenham os dados do Cadastro Único atualizados. Basta procurar o Polo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Avenida Amaral Peixoto 1.164, Centro.

O Criança Feliz é um componente importante na política de assistência social do Brasil, que compreende a primeira infância como um período que demanda atenção especial, e cujo amparo é indispensável para o desenvolvimento humano e social.