Por: Vinicius Barros*

Parque Três Picos promove a 'Semana da Onça-parda'

Objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância da preservação da onça-parda | Foto: Reproduções/Redes Sociais PETP

Por Vinicius Barros*

A Semana da Onça-Parda ocorrerá de 26 a 30 de agosto, das 13h às 16h, no Núcleo Paraíso do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), localizado na Estrada do Paraíso, S/Nº, Paraíso - Guapimirim. O evento é direcionado a profissionais da unidade de conservação, secretarias municipais, guias credenciados, institutos e ONGs que atuam no PETP e nas áreas adjacentes.

No dia 26 de agosto, o evento será aberto com uma série de palestras sobre a importância da onça-parda. Maria Alice Picoli (PETP), Letícia Francisco (GERFAU), Alcides Pissinalti e Silvia Moreira (CPRJ), Renata Lopes (Superintendência de Gestão Ecossistêmica/SEAS) e Deise Delfino (Coordenadora da Biodiversidade/SEAS) estarão presentes. Letícia Francisco (GERFAU) também conduzirá a palestra "A Força Silenciosa da Onça-Parda", e Izar Aximoff (Fauna Rio) apresentará o "Plano de Ação Estadual para Conservação de Felinos: Onde Estamos e Onde Queremos Chegar". O objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância da onça-parda no território do parque.

O dia 27 de agosto será voltado para a coexistência e saúde humana. Yan Rodrigues (Projeto Guapiaçu/Ação Socioambiental) discutirá a observação de vestígios e rastros, incluindo teoria e prática. Haverá também a atividade "Aprendendo com a Fauna da Floresta", promovida por Tatiana Horta (Projeto Guapiaçu/Ação Socioambiental), que apresentará educação ambiental lúdica através de atividades interativas, gibis e um mascote com personagens da onça-parda.

Em 28 de agosto, Joana Macedo (Refauna) abordará "Caminhos para a Consciência com Onças", focando na percepção, monitoramento de dados e mitigação. Francis Leandro (SOS Vida Silvestre) discutirá os "Felinos da Mata Atlântica Ameaçados de Extinção" e compartilhará o caso da Reserva Ecológica de Guapiaçu, RPPN Régua. Izar Aximoff (Fauna Rio) falará sobre "Onde Estão as Onças no Estado do Rio de Janeiro".

No dia 29 de agosto, a programação inclui "Monitoramento de Fauna COOBIO" (SUPGECOS/COOBIO), focado em armadilhas fotográficas para monitoramento da fauna em Unidades de Conservação. Ricardo Melo (PNMMT) apresentará estratégias de coexistência com carnívoros silvestres em torno do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e outros casos, visando promover uma convivência harmoniosa entre mamíferos carnívoros e comunidades ao redor das unidades de conservação. Juran Santos discutirá o "Monitoramento de Felinos - Projeto Aventura Animal" na área do PETP, e Alexandre Copello (Projeto Ação Macacu/Socioambiental) abordará a "Gestão de Paisagem no Território", com o objetivo de engajar propriedades rurais na criação de corredores ecológicos.

O evento será encerrado no dia 30 de agosto com uma roda de conversa e a construção de um plano de ação. Esta atividade visa compartilhar os aprendizados da semana e discutir ideias para o desenvolvimento de projetos e educação ambiental.

Sobre a Onça-parda

A onça-parda, também conhecida como puma, leão-da-montanha ou cougar, é um dos maiores felinos das Américas, com o nome científico Puma concolor. Ela pode pesar entre 45 e 70 quilos e medir de 1,70 a 2,10 metros de comprimento, incluindo a cauda. Sua pelagem varia do cinza ao marrom-avermelhado e é adaptada a diversos habitats, desde florestas até áreas alteradas pelo homem. Encontrada em todos os biomas brasileiros e em grande parte das Américas, a onça-parda é um animal solitário e territorial, com machos ocupando áreas de até 610 km² e se alimentando de mamíferos como veados e capivaras. A espécie enfrenta ameaças como perda de habitat, caça e atropelamentos, e a criação de corredores ecológicos é fundamental para sua conservação.

Essa semana será uma oportunidade vital para aprofundar o conhecimento sobre a preservação desse importante felino e fortalecer a colaboração entre diferentes instituições e profissionais dedicados à conservação.

*Estagiário