PRF realiza encontro sobre fiscalização no transporte escolar em Teresópolis

O evento contou com a presença de representantes das prefeituras de Guapimirim e Magé.

Por Leandra Lima - PETR

Objetivo é orientar gestores e órgãos fiscalizadores

Com o objetivo de orientar gestores e órgãos fiscalizadores sobre a importância da fiscalização do transporte escolar, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu nesta terça-feira, 30, no Teatro Municipal de Teresópolis, um encontro para debater políticas públicas sobre o tema. A ação conta com o apoio da Prefeitura, através da Ouvidoria Municipal, em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Teresópolis.

Durante a reunião, foram revisadas e debatidas as exigências legais para veículos e condutores que trabalham com transporte escolar, esclarecendo dúvidas sobre ações e medidas que cada órgão, dentro das suas atribuições e competência, pode realizar, com vistas a salvaguardar o direito ao transporte escolar seguro.

"Todos nós, gestores, somos responsáveis por assegurar que as crianças e adolescentes sejam transportadas com segurança e de maneira tranquila para a escola", ressaltou o inspetor da PRF Marcelo Monteiro, chefe da 4ª Delegacia, acompanhado da Procuradora Federal do Trabalho no Município (PTM) de Nova Friburgo; Mariane Moterani, e de secretários e subsecretários municipais de Controle Interno, Defesa Civil, Educação e de Segurança Pública/Guarda Civil Municipal.

A secretária de Educação, Satiele Santos, falou sobre a importância de orientar gestores sobre a fiscalização de veículos escolares. "A segurança e a qualidade ao transporte dos nossos alunos são primordiais, precisamos estar sempre atentos ao cumprimento das normas de trânsito no transporte escolar, bem como apresentar as exigências para o transporte de escolares e sua relevância na promoção da segurança viária."

A reunião também contou com a presença de representantes das prefeituras municipais de Guapimirim e de Magé.

"Parabenizo a PRF pela iniciativa. É muito importante falarmos sobre este assunto e conscientizarmos um todo sobre a importância da fiscalização dos transportes escolares. De forma segura, estamos protegendo a vida de crianças e adolescentes que utilizam este meio, além de orientar os condutores", pontuou a Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Teresópolis, Elizabeth Barbosa.