Hemonúcleo de Teresópolis será reaberto em agosto
Prefeito Vinicius Claussen vistoriou a última etapa da obra
O Prefeito Vinicius Claussen vistoriou a última etapa da obra de reforma e remodelação do Hemonúcleo Municipal de Teresópolis. O objetivo foi conferir o andamento das ações de realinhamento técnico, da refrigeração dos ambientes e de redivisão das salas. A previsão é de que a unidade seja reaberta na segunda quinzena de agosto.
A vistoria foi acompanhadas pelos secretários municipais Clarissa Rippel Bolson Guita (Saúde), Andréa Pinheiro (Fiscalização de Obras), Ricardo Pereira Júnior (Projetos Especiais) e equipes, junto com o técnico de edificações, Raphael Rabello, e o técnico de eletrotécnica, Gilliard Canto Tavares, da empresa MPE Engenharia, contratada pela Prefeitura por licitação para conclusão da obra.
A empresa finaliza as readequações solicitadas pela Vigilância Sanitária Estadual e o Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti), para que o Hemonúcleo cumpra todos os protocolos técnicos e sanitários de atendimento. Entre as recentes mudanças estão a readaptação das luminárias e do sistema de refrigeração dos ambientes.
Novidades
Remodelado, além das salas de recepção e cadastro, triagem, coleta, estabilização de doadores, de lanche, descarte e sanitários, o Hemonúcleo Municipal conta com espaços para fracionamento, rotulagem, medição de compatibilidade, testagem e armazenamento, dispensação e quarto de plantonista.
Serviços como filtragem de hemácias e testagem do sangue coletado, cujo material era enviado para ser analisado no Hemorio, passarão a ser feitos no próprio Hemonúcleo.
O funcionamento e manutenção corretiva e preventiva da unidade, bem como o fornecimento de insumos, equipamentos técnicos e administrativos, de parte do mobiliário e de recursos humanos ficarão a cargo da Fundação Pró-Instituto de Hematologia-RJ - FUNDARJ, instituição sem fins lucrativos contratada pela Secretaria Municipal de Saúde para gerenciar o Hemonúcleo.