Maria Amélia do Psol desiste em Nova Friburgo

Por Leandra Lima - PETR

Candidata se retirou da corrida eleitoral

Por Isabella Rodrigues*

Nesta terça-feira (13), a Frente Popular de Esquerda anunciou por meio de suas redes sociais que não vai mais concorrer à prefeitura de Nova Friburgo. A chapa, que teria Maria Amélia como candidata à Prefeitura, foi oficialmente lançada em 27 de julho, durante a convenção partidária, mas foi retirada após a direção estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) decidir, por maioria, segundo a Frente Popular, não oferecer o apoio necessário para a continuidade da campanha.

Roberto Braga, ex-vice da chapa, também é uma figura de destaque na política local. Viúvo de Saudade Braga, a primeira mulher a ocupar a prefeitura de Nova Friburgo, ele acompanhou de perto os dois mandatos consecutivos da esposa, que governou a cidade entre 2001 e 2008. Além disso, Roberto é pai do deputado federal Glauber Braga, que também é filiado ao PSOL. Nas redes sociais, Glauber que vinha dando total apoio à campanha do pai, compartilhou a nota.

A Frente comunicou que divergências políticas dentro do partido foram um fator importante para a retirada da candidatura. "Consideramos que a direção estadual adotou atitudes que dificultaram nossa campanha, o que foi uma tentativa clara de silenciar uma candidatura alinhada aos princípios que fundaram o PSOL", acrescentaram.

Mesmo com a saída da disputa pela prefeitura, a Frente Popular de Esquerda garantiu que as candidaturas de seus vereadores e vereadoras continuam firmes e que não vai apoiar nenhuma outra candidatura ao cargo de prefeito. "Apesar da decisão, nossas bandeiras e propostas seguem de pé", concluíram.

O jornal Correio Serrano entrou em contato com a assessoria de Maria Amélia, mas a ex-candidata preferiu não comentar sobre a retirada de sua candidatura.

*Estagiária