Por: Redação

Estiagem afeta abastecimento de água na Região Serrana

Cidade tem quatro fontes impróprias para consumo | Foto: Vinicius Barros

As concessionárias de abastecimento de água que atendem as cidades de Petrópolis e Teresópolis - Águas do Imperador e Águas da Imperatriz -, fizeram um alerta sobre o impacto do período de estiagem no fornecimento do serviço. O Brasil vive sua pior seca da história recente, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). Como a previsão é de que as ondas de calor e a estiagem continuem pelos próximos meses, as concessionárias do Grupo Águas do Brasil solicitaram aos clientes que façam uso consciente da água nesse período.

Para minimizar os impactos no abastecimento, as concessionárias informaram que contam com um plano de ação estratégico, que inclui o aumento do número de carros-pipa e a utilização dos pontos de abastecimento alternativos instalados nas extremidades da rede.

Em Teresópolis, a concessionária Águas da Imperatriz informou que possui sistemas de abastecimento capazes de garantir uma boa oferta de água mesmo nos períodos de seca. Águas de Imperatriz também conta com um Centro de Controle Operacional (CCO) que monitora toda a rede de abastecimento da cidade, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Por meio do CCO, é possível identificar e agir rapidamente em situações que possam causar desabastecimento, minimizando as perdas de água e assegurando a manutenção dos níveis e pressões dos reservatórios.

Já em Petrópolis, o sistema de abastecimento, operado pela Águas do Imperador, conta com sete Estações de Tratamento de Água (ETAs) que, juntas, atendem 99% da população urbana, incluindo a ETA Araras, inaugurada em 2022, agregando mais nove milhões de litros por dia ao sistema de abastecimento.

Para solicitações ou informações sobre o fornecimento de água, os clientes podem entrar em contato pelos canais de relacionamento da concessionária: WhatsApp (21) 97211-8064 e 0800 757 0422.