Com a presença de secretários municipais, representantes da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), equipe diretiva escolar, professores e alunos, foi inaugurado, nesta quarta-feira, 18, na Escola Municipal Sakurá, no bairro Ermitage, o Laboratório de Iniciação Científica Intramuros da unidade de ensino. Cerca de 600 alunos, do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental II, serão beneficiados com a iniciativa.
Idealizado pela Secretaria de Estado e realizado com o apoio da Fundação, o projeto conta com a parceria da Prefeitura de Teresópolis, através das Secretarias Municipais de Educação e de Ciência e Tecnologia. A Escola Municipal Francisco Maria Dállia, localizada no interior, também foi contemplada com um Laboratório Intramuros.
"Agradeço ao Governador Cláudio Castro e ao secretário de estado Anderson Moraes por contemplarem Teresópolis com dois laboratórios e à Faetec por mais essa importante parceria. Que nossas crianças aproveitem da melhor forma esses espaços de estudo. O Intramuros vem requalificar o aprendizado em Ciência e Tecnologia, com inserção científica na Física, Biologia, Química, e vai contribuir de maneira decisiva na formação dos nossos estudantes", enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen, que foi representado pela secretária municipal de Educação, Satiele Santos.
"O laboratório ficou maravilhoso e ver os professores e os alunos encantados com o espaço é incrível. Tirar a Ciência dos livros e poder experimentar de fato é magnífico porque os ensinamentos experimentados fazem mais sentido. Certamente, a consolidação desse conhecimento será muito mais eficaz! É uma bela entrega! Agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen por mais esta excelente parceria com o Governo do Estado e a Faetec", ressaltou Satiele Santos.
O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel, também destacou a importância do equipamento para o aprendizado dos estudantes. "Este projeto só tem sentido com a existência dos alunos. Aproveitem ao máximo porque esta ferramenta foi idealizada e concretizada para vocês, para contribuir para o conhecimento de vocês.", comentou Pimentel, agradecendo à Faetec e ao Governo do Estado pelo compromisso com a tecnologia.
A chefe de gabinete da Faetec, Juliana Aguiar, destacou sobre a proposta da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. "Quando a SECTI pensou neste projeto e nos convidou para participar, ficamos muito felizes! Esta é uma excelente oportunidade para os alunos aprenderem na prática diversos ensinamentos, prepará-los melhor para o futuro. Aqui poderão ser descobertos talentos para várias profissões!", enfatizou Juliana Aguiar.
A inauguração contou com uma apresentação especial da banda da Escola Sakurá, entoando o Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do maestro Nilton de Castro.
Incentivando a Iniciação Científica
Idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI, o projeto de Laboratório de Iniciação Científica "Intramuros" tem por finalidade fomentar atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação nos municípios do estado do Rio de Janeiro.
Com a parceria institucional e pedagógica entre SECTI e a Faetec, os laboratórios permitem aos estudantes do ensino fundamental ter o contato prático com a área tecnológica orientada, que ao complementar a teoria já ensinada, leva a um aumento na qualidade do ensino fundamental.
Equipados com materiais modernos, o laboratório é um ambiente propício para a realização de aulas práticas nas áreas de física, química e biologia, proporcionando um primeiro contato de alta qualidade com as ciências e tecnologias. A gestão dos laboratórios cabe à Faetec em parceria com os municípios.