Por: Redação

Rossimar Caiaffa apresenta propostas para Três Rios

Candidato a prefeito de Três Rios Rossimar Caiaffa e vice Ludmilla Coimbra | Foto: Divulgação

Em meio a corrida eleitoral, que vai decidir os próximos governantes a gerenciar o Poder Executivo e Legislativo Municipal, o Correio Serrano traz com exclusividade, entrevistas com candidatos à Prefeitura de Três Rios. Nesta edição, quem responde às perguntas é Rossimar Caiaffa (PRTB), trazendo as principais propostas para os setores de maior interesse dos trirrienses. A entrevista completa com o candidato pode ser conferida no site correiopetropolitano.com.br.

Rossimar Caiaffa, filiado ao partido PRTB, tendo como vice Ludmilla Coimbra, do mesmo partido. Essa é a única chapa com uma vice mulher. Rossimar é advogado, tem 53 anos, é casado e tem dois filhos. Cursou direito e administração na Universidade Federal Fluminense (UFF) e também fez mestrado em Direito na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Já atuou em cargos públicos, como procurador e subprocurador dentro das Câmaras Legislativas dos municípios de Três Rios, Levy Gasparian e Chiador em Minas Gerais.

Infraestrutura

Para melhorar a infraestrutura na cidade, especialmente nas áreas mais afastadas do centro, Rossimar pretende implementar um programa de revitalização das vias, focando na pavimentação e manutenção de estradas. Combinado a isso, também visa a instauração de um sistema de monitoramento preventivo, de forma que em períodos de chuva, seja dada maior atenção às estradas rurais, propondo serviços de drenagem, para evitar alagamentos nessas regiões.

Educação

Na educação, o candidato tem como prioridade o investimento na infraestrutura educacional, que atende melhorias físicas nas escolas e a capacitação contínua dos professores. Caiaffa quer ampliar as vagas nas creches e expandir as escolas em tempo integral, oferecendo atividades extracurriculares como educação financeira, teatro, xadrez e outras que contribuam para a formação integral dos alunos, desenvolvendo tanto as competências acadêmicas quanto socioemocionais.

Saúde

Em relação à saúde, Rossimar entende que é uma questão sensível e urgente em Três Rios, com isso, visa digitalizar o sistema com a implementação de um prontuário eletrônico único, o que, segundo ele, permitirá agilizar o acesso ao histórico médico dos pacientes, reduzindo as filas e os tempos de espera para consultas e exames. E também planeja expandir o número de postos de saúde nas áreas mais distantes e vulneráveis, descentralizando os serviços, facilitando o acesso aos cuidados de saúde primária.

Economia

Para dar continuidade ao desenvolvimento econômico da cidade, Caiaffa reforçou que continuará o trabalho de atração de grandes empresas, como foi o caso da GE Celma, mas com um foco estratégico em setores de tecnologia, agronegócio e logística, aproveitando a localização privilegiada de Três Rios, situada entre grandes centros como Rio de Janeiro e Juiz de Fora. Também projeta a criação de incentivos fiscais para atrair novas instituições e fortalecer as Parcerias Público-Privadas (PPP), buscando fomentar a economia local e gerar novos empregos e oportunidades para a população.

Ainda na economia, Rossimar falou sobre os planos ligados ao impulsionamento do turismo regional. Ele confirma que as tradicionais exposições agropecuárias foram importantes para a expansão do setor, porém, para ele é preciso balancear melhor os investimentos. Nessa linha, a gestão do candidato objetiva equilibrar o orçamento, direcionando os recursos para áreas que beneficiem diretamente a economia local e ampliem as atrações culturais e turísticas da cidade. Além disso, o plano é investir em outros eventos culturais e esportivos, diversificando o calendário anual para atrair visitantes o ano todo. Um dos focos será o desenvolvimento do turismo rural em Bemposta, onde será possível criar rotas de turismo ecológico e gastronômico.

Mobilidade Urbana

Rossimar pensa em implementar uma central de tráfego inteligente, que utilizará dados em tempo real para otimizar o trânsito, reduzir congestionamentos e melhorar a circulação nas principais vias da cidade. Essa central permitirá uma melhor gestão dos semáforos e das rotas de transporte público, criando uma experiência mais eficiente para os usuários. Em relação à "Tarifa Zero", o candidato frisou que, embora seja uma proposta interessante, é preciso cautela e responsabilidade. Conforme seu entendimento, para que um sistema de transporte público seja gratuito, alguém terá que pagar essa conta, e é provável que o custo recaia sobre o contribuinte pagador de impostos.

Segurança

Sabendo da crescente violência, que tem alarmado o município, o candidato reforçou que a segurança pública precisa urgente de atenção. Na sua gestão informou que vai atuar de forma integrada, trabalhando em parceria com as forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, e ampliando a presença da Guarda Municipal nos bairros, áreas comerciais e nas regiões mais vulneráveis. Para além disso, o foco será também em ações sociais e educativas, como programas de prevenção à violência e a promoção de atividades culturais e esportivas para oferecer alternativas aos jovens em situação de vulnerabilidade. Outro ponto levantado, é em relação à segurança do grupo feminino. De acordo com as propostas haverá uma pasta de atenção especial às políticas para mulheres, reforçando programas como a Ronda Maria da Penha e a criação de Centros Especializados de Atendimento para vítimas de violência doméstica.