Hemonúcleo de Teresópolis é reinaugurado após obras
Atendimento ao público retorna nesta segunda-feira, dia 02
A Secretaria de Saúde de Teresópolis reinaugurou nesta sexta-feira, 30, as novas instalações do Hemonúcleo Municipal, após obras de reforma e de modernização do espaço. Com funcionamento interno 24 horas nos sete dias da semana, a unidade volta a atender os doadores de sangue nesta segunda-feira, dia 02 de setembro, das 7h às 13h.
Com capacidade de coleta diária de 40 a 70 bolsas de sangue, e estimativa de até 1.200 bolsas coletadas por mês, o Hemonúcleo está todo reestruturado, com modernos equipamentos, ambientes acolhedores e equipe técnica completa para prestar o melhor atendimento aos municípios de Teresópolis, Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto.
"Hoje entregamos um equipamento completamente reestruturado e adequado às normas técnicas da Vigilância Sanitária Estadual, um compromisso com a segurança e a qualidade do atendimento", pontuou o prefeito Vinicius Claussen.
Ele lembrou que a jornada de revitalização da unidade começou em 2018, quando esteve em Brasília para recuperar uma emenda parlamentar no valor de R$ 299 mil para reforma, readequação e reestruturação do espaço. "Infelizmente, a primeira empresa contratada por licitação não conseguiu concluir a obra. Aplicamos as punições cabíveis e recomeçamos todo o processo. Após atrasos e licitações desertas, finalmente entregamos o novo Hemonúcleo à população", disse o Prefeito, acompanhado do Vice-prefeito, Dr. Ari Boulanger, dos secretários e subsecretários municipais.
"Hoje cumprimos a nobre e complexa missão de reabrir esse importante equipamento de saúde, com a chancela do Hemorio e capacidade de coleta aumentada para melhor atendimento da UPA 24 Horas e das unidades de saúde dos municípios de Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto. Nosso agradecimento ao presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino, e a todos que se empenharam pela reabertura do Hemonúcleo", comentou a secretária municipal de Saúde, Clarissa Rippel.
Presente na reinauguração, o diretor geral do Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti), Luís Moreira, considerou a reabertura um grande avanço para a saúde pública do estado do Rio de Janeiro. "Uma das grandes dificuldades relatadas pelos doadores é o de mobilidade e o tempo de deslocamento. Ter um local de coleta em Teresópolis todo reformado, bem montado e de excelente qualidade vai mudar a disponibilidade de sangue na região, facilitando muito a vida das pessoas que estão em tratamento de saúde", opinou Luís Moreira, acompanhado da diretora da Hemorrede, Sônia Barros.
O novo Hemonúcleo
Além das salas de recepção e cadastro, triagem, coleta, estabilização de doadores, de lanche, descarte e sanitários, o Hemonúcleo Municipal conta com espaços para fracionamento, rotulagem, medição de compatibilidade, testagem e armazenamento, dispensação e quarto de plantonista. Serviços como filtragem de hemácias e testagem do sangue coletado, cujo material era enviado para ser analisado no Hemorio, passarão a ser feitos no próprio Hemonúcleo.
"Trabalhei no Hemonúcleo em 2000, ano de fundação da unidade. Hoje estamos em um nível de qualificação muito próximo dos serviços privados, com uma capacitação impressionante", comentou a hematologista Joelma Bispo, diretora técnica do equipamento.
Lotada no Hemonúcleo entre os anos de 2010 e 2020, a servidora municipal Izabel Cristina Ramos comemorou o retorno para o setor. "Muito bom estar de volta! É gratificante saber que esta importante unidade volta a funcionar e a salvar vidas'.
O funcionamento e manutenção corretiva e preventiva do Hemonúcleo Municipal, bem como o fornecimento de insumos, equipamentos técnicos e administrativos, de parte do mobiliário e de recursos humanos, são de responsabilidade da Fundação Pró-Instituto de Hematologia-RJ - FUNDARJ, instituição sem fins lucrativos contratada pela Secretaria Municipal de Saúde para gerenciar a unidade.
Quem pode doar
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar em bom estado de saúde e apresentar um documento de identidade oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais e um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Localizado na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, o Hemonúcleo Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, para receber os doadores de sangue.