MPE pede impugnação da candidatura de Celso Jacob
Candidato foi condenado em processo que o deixou inelegível
A 174ª Promotoria Eleitoral solicitou a impugnação da candidatura de Celso Jacob (MDB) a prefeito de Três Rios. Em seu parecer, o promotor Vinicius Ribeiro alega que, por ter registro de condenação por crime de dispensa irregular de licitação, o candidato não tem condições de disputar o pleito do dia 6 de outubro.
Prefeito de Três Rios por dois mandatos seguidos, entre 2001 e 2008, Celso Jacob foi processado e condenado por crime de dispensa irregular de licitação, foi punido em 8 de março de 2017, ficando inelegível por oito anos, a contar a partir de 17 de fevereiro de 2023.
O promotor também levou em consideração em seu parecer uma condenação do Tribunal de Contas do Estado (2009) que tornou Celso Jacob inelegível por improbidade administrativa após rompimento unilateral de convênio com o Governo do Estado.
Em sua conclusão, o promotor da 174ª Promotoria Eleitoral de Três Rios justifica seu pedido de impugnação "pela existência de pelo menos duas causas de inelegibilidade, devendo ser indeferido o registro de candidatura".
O Correio fez contato com a assessoria de Celso Jacob, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.