Divulgada a lista dos selecionados para a Mostra Circula Serra Cine

Por Redação

Produções de diferentes temáticas foram selecionadas

As produções audiovisuais que participarão das exibições da mostra Circula Serra Cine já estão definidas. O projeto foi criado com o objetivo de valorizar a produção autoral da região, contribuindo para a preservação e promoção do patrimônio cultural da Região Serrana do Rio de Janeiro. O Circula Serra Cine vai levar as produções para regiões periféricas, sem salas de cinema ou centros culturais. A mostra visa promover a inclusão e a diversidade, dando voz a comunidades marginalizadas e atendendo a um público diverso, incluindo famílias, jovens, idosos, PcDs e trabalhadores locais. As exibições acontecerão em outubro de 2024, com direito a pipoca gratuita para o público.

A lista dos filmes selecionados para a mostra Circula Serra Cine contempla 24 produções entre videoclipes, longas, médias e curtas-metragens. Dentre as produções, nove delas são petropolitanas e, além destas, filmes de Teresópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim, Niterói, Cabo Frio e da cidade do Rio de Janeiro também foram escolhidos.

Para participar da seleção, as obras audiovisuais tinham que ser independentes, com direção e/ou produção fluminense. A meta foi selecionar ao menos 80% de filmes da Região Serrana do Rio de Janeiro, de qualquer gênero, preferencialmente com censura livre, inéditos ou realizados nos últimos anos. "A ideia foi democratizar o acesso à cultura e promover a inclusão, valorizando a produção cinematográfica local", ressalta Marco Aureh, coordenador artístico da mostra.

Uma curadoria especializada selecionou seis produções em cada formato: curta-metragem, média-metragem, longa-metragem e videoclipe. As obras premiadas em cada categoria receberão valores em dinheiro. Além da premiação, 12 obras receberão recursos para garantir a acessibilidade, como tradução em libras ou audiodescrição, promovendo a inclusão de todos os públicos.

O Circula Serra Cine é uma produção da Kaza 8 e realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

A lista completa das produções selecionadas está disponíveis no site do Correio Serrano.