Entrevista: Vinicius Farah apresenta propostas para Três Rios

Candidatos falam sobre temas prioritários para trirrienses

Por Redação

Candidato Vinicius Farah (União Brasil) e vice Juarez da Saúde

Em meio a corrida eleitoral, que vai decidir os próximos governantes para o Poder Executivo e Legislativo Municipal, o Correio Serrano traz, com exclusividade, entrevistas com candidatos à Prefeitura de Três Rios. Nesta edição, quem responde às perguntas é Vinicius Farah (União Brasil), trazendo as principais propostas para os setores de maior interesse dos trirrienses. 

Vinicius Medeiros Farah tem 58 anos, é natural de Três Rios, tem uma filha e é casado. O candidato busca reeleição, teve dois mandatos seguidos como prefeito do município, sendo eles de 2009 a 2012, e de 2013 a 2016. Farah é publicitário, foi vereador da cidade em diferentes mandatos, entre os anos de 1988 e 2002, atuou como vice-prefeito de 2005 a 2008. E também atuou como deputado federal de 2019 a 2023. Além disso, foi Presidente do Departamento de Trânsito - Detran - RJ, de 2017 e 2018. E foi Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Rio de Janeiro.

Para concorrer à prefeitura de Três Rios, Vinicius Farah está filiado ao União Brasil, com coligação com o Solidariedade, União Brasil, PP, PL, PSD e PDT. Seu vice será o candidato Juarez da Saúde (Solidariedade).

Infraestrutura


CCORREIO SERRANO: Tendo em vista que para os moradores existe uma negligência do poder público quando se trata das regiões mais afastadas do centro. Nesses locais são apontados por eles problemas como buracos nas vias, falta de luz em becos e vielas, estradas de terra que, quando chove, dificulta a passagem das pessoas e veículos, entre outras questões. Quais pontos primordiais serão trabalhados para melhorar a infraestrutura da cidade na sua gestão?


VINICIUS FARAH: Na nossa gestão, vamos priorizar as regiões mais afastadas do centro, garantindo que os moradores dessas áreas recebam a atenção que merecem. Um dos nossos projetos será o Programa Asfalto na Porta, que levará pavimentação de qualidade para as ruas e avenidas, melhorando a mobilidade e segurança.
Além disso, vamos implementar o Bairro em Ação, um programa que promoverá a integração entre o poder público e os moradores, garantindo que as demandas locais sejam ouvidas e atendidas de forma mais ágil. Expandiremos as obras de infraestrutura para todos os bairros, com foco na melhoria das vias, iluminação pública, e drenagem para evitar alagamentos. Queremos assegurar que, em dias de chuva, as pessoas e veículos consigam se locomover com segurança.

Educação

CS: Quais suas propostas para melhorar o índice da educação básica no município, que teve uma queda, segundo o último levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)?


VF: Na nossa gestão, Três Rios alcançou um dos melhores resultados do IDEB no país, fruto de um trabalho sério e comprometido com a educação. Agora, vamos retomar essa trajetória de sucesso com propostas concretas para melhorar ainda mais o índice de educação básica.
Vamos ampliar o horário integral nas escolas da rede pública, proporcionando um ambiente mais estruturado para o aprendizado. Além disso, introduziremos aulas de reforço escolar, garantindo que todos os alunos recebam o apoio necessário para melhorar seu desempenho. Nosso foco também será no fortalecimento da capacitação dos professores e na modernização das infraestruturas escolares, criando condições ideais para o desenvolvimento educacional.
Com essas iniciativas, queremos não só recuperar o índice de desenvolvimento, mas colocar Três Rios novamente como referência nacional em educação.


Saúde

CS: Em relação à saúde, existe uma carência no setor. Há relatos de demora de atendimentos e falta de profissionais. Nesse caso, quais são as propostas para melhorar os atendimentos e a qualidade dos serviços, tanto para a população quanto para os servidores?

VF: É inadmissível que a população de Três Rios tenha que esperar tanto por exames e atendimentos médicos. Sabemos que a saúde é uma área crítica, e no nosso governo vamos implementar uma série de medidas para acabar com essa situação inaceitável que a cidade vive atualmente.
Uma das nossas principais propostas é a criação do Três Rios Mais Imagens, uma central de exames que vai zerar as filas e agilizar o atendimento. Também vamos lançar o Planeta Saúde, que contará com atendimento especializado por diversos profissionais da saúde, garantindo um serviço mais completo e de qualidade.
Vamos ampliar os horários das unidades básicas de saúde, para que o atendimento esteja disponível quando as pessoas mais precisam. Implantaremos um centro de fisioterapia na Vila Isabel, oferecendo um novo espaço de recuperação para os pacientes, e também o hospital de atendimento oftalmológico, garantindo mais acessibilidade aos cuidados com a visão.
Essas medidas, somadas ao nosso compromisso com a valorização dos profissionais de saúde, e diversas outras ações como aumento no número de leitos do hospital, etc. vão garantir um atendimento mais ágil e humanizado para todos.


Economia

CS: A cidade abriu espaço para que grandes empresas como a GE Celma se instalassem. Como o candidato pretende atrair outras empresas e manter a boa relação com as já existentes? Qual o planejamento para movimentar a economia local?

VF: Foi durante a nossa gestão que a GE Celma se instalou em Três Rios, um marco que gerou empregos e movimentou nossa economia. Vamos repetir essa transformação econômica que atraiu milhares de empresas, incluindo também a Nestlé (hoje Piracanjuba), com uma política pública eficaz, oferecendo incentivos fiscais e toda a infraestrutura necessária para atrair novas empresas para a cidade. A vinda de grandes empresas é essencial para garantir o crescimento econômico e a geração de empregos.

Além disso, manteremos uma relação de parceria com as empresas que já estão aqui, oferecendo suporte e garantindo que encontrem em Três Rios um ambiente favorável para seu desenvolvimento. Com esses investimentos, vamos fortalecer a economia local, garantir renda para nossa população e colocar Três Rios como um polo de atração empresarial.

Mobilidade Urbana

CS: Como pensa em melhorar a estrutura da mobilidade urbana no município? Qual sua opinião sobre a “Tarifa Zero” para o transporte público?

VF: A Tarifa Zero é um dos pontos centrais do nosso plano de governo para melhorar a mobilidade urbana em Três Rios. Acreditamos que o acesso ao transporte público gratuito trará inúmeros benefícios para a população, especialmente para quem mais precisa, permitindo uma locomoção mais fácil e acessível para todos os bairros da cidade.
Além de beneficiar diretamente os moradores, a proposta será viável também para a empresa de transporte, que será subsidiada pela prefeitura, garantindo a continuidade e qualidade dos serviços. Vamos assegurar que o transporte público funcione de forma eficiente, integrando diferentes regiões do município e facilitando o acesso ao trabalho, educação e saúde.
Além disso, os empresários poderão reduzir suas folhas de pagamento e assim contratar mais pessoas, gerando mais empregos para a cidade.
A Tarifa Zero é uma solução que democratiza o direito de ir e vir, promove a inclusão social e impulsiona a economia local, já que mais pessoas poderão circular pela cidade sem se preocupar com o custo do transporte.

Segurança

CS: O município vem sofrendo uma onda de violência ligada a crimes hediondos, como homicídio e feminicídio. Como candidato vê a segurança pública no município e como a Prefeitura pode contribuir para fortalecê-la?

VF: No nosso governo, implementamos a Central de Comando e Controle e instalamos câmeras de monitoramento pela cidade, o que ajudou a reduzir a criminalidade na época. Infelizmente, muitas dessas câmeras não funcionam mais, o que fragilizou o sistema de segurança do município.
Se formos eleitos vamos ampliar o Programa Segurança Presente, intensificando a presença de patrulhas nas ruas, além de reativar a ronda noturna. Também implantaremos novas câmeras de vigilância, inclusive de leitura facial e de placas de carro, para aumentar a capacidade de prevenção e resposta rápida.

O nosso plano de governo contempla ainda a instalação de uma companhia da Polícia Militar na Vila Isabel, e criação de dois Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPOs), um em Bemposta e outro no Habitat.

Com essas ações e com a ampliação da infraestrutura de segurança, acreditamos que a prefeitura pode contribuir significativamente para reduzir a violência, combater crimes hediondos e trazer mais tranquilidade à população.

CS: Quais são as políticas propostas para as mulheres em seu plano de governo?

VF: As políticas voltadas para as mulheres são uma prioridade em nosso plano de governo, pois acreditamos na importância de garantir a saúde, a segurança e a autonomia econômica feminina.
No campo da saúde, nosso plano contempla ações voltadas para a saúde da mulher, incluindo a ampliação dos exames de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, com a criação de um centro especializado em exames de imagem para agilizar o atendimento e reduzir as filas. Vamos também finalizar as obras do Hospital da Mulher em parceria com o Governo do Estado.
Além disso, vamos promover iniciativas que incentivem a autonomia econômica das mulheres, com a criação de programas de qualificação profissional e de acesso ao mercado de trabalho. Acreditamos que, ao apoiar o empreendedorismo feminino e proporcionar oportunidades de emprego, podemos ajudar a fortalecer a presença das mulheres na economia e garantir mais independência e igualdade.


Turismo

CS: A região mostrou que tem um potencial para atrair um grande número de turistas, por conta da famosa “Expo Fest” (exposição agropecuária), porém os habitantes da cidade reclamam do superfaturamento dos shows de artistas nacionais, pois segundo eles o investimento poderia ser utilizado em outras áreas como a saúde. Outro ponto é a falta de oportunidades para artistas locais. Como balancear esses fatores?

VF: A Três Rios Expo Fest foi resgatada durante o nosso governo e, por oito anos, realizamos o evento de forma gratuita para toda a população, fortalecendo o turismo e a economia local. Infelizmente, desde que deixei a prefeitura, o evento nunca mais aconteceu, o que demonstra a falta de compromisso da gestão atual com o desenvolvimento do turismo.

Vale ressaltar que as denúncias de superfaturamento dos shows não aconteceram em relação à Expo Fest durante o nosso mandato. Todos nossos eventos sempre aconteceram de forma transparente.
No nosso governo, o foco será manter o equilíbrio entre promover eventos que atraiam turistas e garantir uma gestão transparente e responsável dos recursos públicos, priorizando investimentos em áreas como saúde e educação.
Além disso, daremos mais espaço e apoio aos artistas locais, valorizando o talento da nossa terra e garantindo que eles tenham oportunidades de se apresentar e de fazer parte da programação dos eventos, o que contribui para a valorização cultural e para o crescimento do turismo na região.

CS: Além da exposição, quais outros eventos e pontos da cidade que, se mais bem explorados, poderão atrair turistas?

VF: Além de voltar com a realização da Três Rios Expo Fest, nosso plano de governo contempla uma série de ações para fortalecer o turismo em Três Rios. Uma das principais propostas é a criação de um parque ecológico no local do encontro dos três rios, transformando essa área em um ponto de ecoturismo, esportes ao ar livre e eventos. Esse espaço será um grande atrativo para moradores e visitantes, com potencial para sediar atividades esportivas e culturais, além de promover a preservação ambiental.
Também vamos retomar os festivais nacionais de música, teatro, dança e gastronomia, que eram realizados na nossa gestão e que colocavam Três Rios no mapa cultural do país. Esses eventos atraíam turistas de diversas regiões, movimentando a economia local e valorizando nossos talentos. Com essas iniciativas, acreditamos que Três Rios tem um enorme potencial para se consolidar como um importante polo turístico, diversificando as atrações e gerando mais oportunidades para o desenvolvimento da cidade.