Por:

Biografemas no Sesc Teresópolis

Foi aberta no dia 18 de outubro, a exposição "Biografemas" no Sesc Teresópolis, um convite a fazer uma pausa na rotina agitada e explorar novas dimensões da experiência visual e afetiva. Com curadoria de Amanda Leite e Raquel Gandra, a mostra reúne 12 artistas de diversas partes do Brasil, oferecendo um panorama rico e multifacetado da fotografia contemporânea.

O título "Biografemas" é inspirado no conceito desenvolvido pelo teórico literário Roland Barthes, e serve como uma lente para explorar a interseção entre histórias pessoais e memórias com a realidade e a poesia. A exposição investiga como vivências íntimas e fragmentos de eventos de vida podem ganhar novas dimensões e significados através da interpretação artística. Cada obra reflete uma fabulação da memória, conectando o pessoal ao coletivo de maneira profunda e poética.

"O biografema não dispensa a biografia; na verdade, parte da biografia de cada artista de modo a desmembrar essa narrativa em outras. Enquanto a biografia trabalha a história do biografado, o biografema se interessa pelo arbitrário, ou seja, o detalhe na produção de cada obra. Assim, as obras podem reescrever fragmentos da nossa própria cotidianidade", explica Amanda Leite.

A exposição "Biografemas" estará aberta ao público até 16 de janeiro de 2025, na Unidade do Sesc em Teresópolis (Av. Delfim Moreira, 749 - Várzea, Teresópolis - RJ). Com entrada gratuita, a visitação pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 18h. Situado em um belíssimo casarão do século passado, o Sesc Teresópolis oferece além da exposição, um restaurante, biblioteca, jardim, ar puro e clima ameno.