Reflorestamento na Pedra da Tartaruga, em Teresópolis

Cerca de 1.500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas no parque

Por Redação

Mutirão de reflorestamento: 1500 mudas são plantadas no Parque Municipal, na sede da Pedra da Tartaruga

Em uma ação de conscientização, cerca de 1.500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na sede da Pedra da Tartaruga.

Iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a atividade teve como objetivo recuperar as áreas atingidas pelo incêndio florestal ocorrido em setembro, por conta do período crítico de estiagem, e que devastou mais de 100 hectares de mata. Além de causar uma perda incalculável para a biodiversidade local, o fogo danificou estruturas importantes, como passarelas de madeira de acesso a trilhas e a sinalização das áreas de visitação.

Com a participação da comunidade, durante quatro dias, as mudas foram plantadas para restaurar o ecossistema florestal. A ação também contou com a parceria da equipe do Ibama/Prev-Fogo, tanto no combate ao incêndio quanto na recuperação da área degradada, das Unidades de Conservação (UCs) Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela e do Parque Estadual dos Três Picos.

"A atividade de mutirão de plantio da Pedra da Tartaruga foi fundamental para recuperarmos a área degradada pelo incêndio e, além disso, unir a população em prol do cuidado e proteção da nossa importante unidade de conservação municipal: o Parque Montanhas", disse o biólogo Vitor Cunha, chefe do PNMMT.