Por:

CORREIO SERRANO: Cordeiro introduz inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, no Centro de Saúde

Promoção da saúde feminina | Foto: Divulgação

SAÚDE

Nesta semana, a saúde pública de Cordeiro introduziu nos serviços a inserção Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, no Centro de Saúde. O procedimento, realizado pela Dra. Luciana Palú, médica do Programa "Mais Médicos", expande as opções de planejamento reprodutivo no município, oferecendo às mulheres uma alternativa segura e de longa duração. O DIU de cobre é um método contraceptivo não hormonal reconhecido pela Organização Mundial da Saúde por sua eficácia.

 

Acesso a métodos contraceptivos

 Objetivo é garantir que as mulheres possam ter acesso a métodos contraceptivos diversificados, que atendam às diferentes necessidades e preferências da população local. As que participam do "Programa de Planejamento Reprodutivo" recebem orientação especializada em grupos educativos, onde aprendem sobre as diversas opções de contracepção e podem esclarecer dúvidas antes de escolher o método que melhor se adapta às suas realidades.

Diagnóstico I

A Prefeitura de Carmo, através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Pesquisadora Drª Leda Kimura da Pesagro-RJ,  está realizando gratuitamente com auxílio de um aparelho de Ultrassom, diagnóstico gestacional do rebanho bovino.

Diagnóstico II

Assim, com a ação o produtor terá um diagnóstico mais preciso, diferente do toque retal, prática muito usada na região, que é realizada apenas com a palpação. O projeto conta com a participação da Secretaria Estadual de Agricultura.

Doação I

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria Madalena continua com a campanha mensal de doação de sangue no Hemocentro de Nova Friburgo, que atende a 13 municípios da região. No mês de outubro, o projeto contou com doadores de diversas localidades.

Doação II

A prefeitura informou que o procedimento é simples, rápido e seguro. Pois segundo o órgão nenhum material utilizado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Para participar do projeto basta ir a sede do órgão público.