Por: Redação

Cadeirante percorre trilha Cabeça do Dragão no Parque dos Três Picos

Uma cadeira de rodas especial foi disponibilizada por Projeto | Foto: Divulgação/Inea-RJ

Com 2.080 metros de altitude, a Cabeça do Dragão, um dos atrativos do Parque Estadual dos Três Picos situado na Região Serrana do Rio recebeu, no último domingo (03), a visita do cadeirante João Vitor Freitas, 21 anos, por meio do Projeto Montanha Solidária. Com ajuda de voluntários e de guarda-parques, e após cerca de duas horas de caminhada, ele conseguiu chegar ao cume dessa montanha.

Por meio de uma cadeira de rodas especial disponibilizada pelo Projeto Montanha Solidária, e com a ajuda da equipe, João Vitor percorreu uma trilha com cerca de quatro quilômetros de extensão. Durante o percurso, eles puderam apreciar a riqueza da diversidade biológica da unidade de conservação.

"Incentivamos a inclusão e acessibilidade de todos as pessoas na nossa unidade de conservação, e o Projeto Montanha Solidária tem sido um grande parceiro para fortalecer esse trabalho", ressaltou o coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schmidt.

Sobre o parque

Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.

O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.