O município de Paty do Alferes, localizado na região turística do Vale do Café, foi o cenário do famtour da terceira etapa do programa Turismo Rural RJ. Durante a experiência, influenciadores digitais e uma operadora especializada em turismo rural tiveram a oportunidade de explorar diversos atrativos rurais. O evento destacou as riquezas naturais e culturais da região, promovendo uma nova perspectiva sobre o potencial turístico que vai além da tradicional Festa do Tomate.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destaca a importância dos famtours e da parceria com influenciadores digitais para promover o potencial turístico do estado. "Influenciadores são especialistas em criar conteúdo envolvente e dinâmico, que pode ser compartilhado em plataformas sociais. Isso resulta em um engajamento mais alto e traz uma nova perspectiva sobre as experiências oferecidas pelos destinos", afirma Tutuca.
Com essa ação, a Setur-RJ e a TurisRio reforçam seu compromisso em diversificar as opções de turismo no estado, convidando visitantes a descobrir as belezas e encantos do turismo rural em Paty do Alferes. Para o vice-presidente da TurisRio, e coordenador do programa Turismo Rural RJ, Pablo Kling, a importância de mesclar operadoras de turismo e influenciadores digitais em um mesmo famtour é multidimensional e traz diversas vantagens tanto para os profissionais do setor quanto para os destinos turísticos envolvidos.
"Operadoras de turismo tradicionalmente têm redes estabelecidas com agentes de viagens e clientes. Quando mescladas com influenciadores digitais, a divulgação alcança um público mais amplo e diversificado, incluindo aqueles que talvez não planejam visitar determinado destino", complementa Kling.
A produtora rural e influenciadora Mari Emmel, conhecida como "Princesinha do Agro", conquistou as redes sociais ao compartilhar seu dia a dia no cultivo de hortaliças. A influencer aprovou mais essa etapa do Famtour do Turismo Rural. "Graças ao famtour, pude vivenciar experiências únicas e criar conteúdos que geraram um engajamento muito positivo nas minhas redes sociais. Sou do agro, e muita coisa que vivenciei nesses dias em Paty do Alferes foram novidades para mim, como andar a cavalo e também em búfalo", afirmou.
Luana Romão também aprovou a proposta e os atrativos. "A viagem de familiarização foi fundamental para entender a essência do destino e transmitir isso para o meu público de forma mais precisa", pontuou Luana.
"A colaboração entre operadoras e influenciadores pode abrir portas para parcerias futuras, fortalecendo laços que podem resultar em promoções conjuntas, co-criação de conteúdo e outras iniciativas de marketing colaborativo", disse Juliana Rocha, da operadora Ecoplay Tour, que também produz conteúdo para a página @roteirosruraisrj.
A Secretaria de Turismo do município organizou um roteiro inesquecível, com uma imersão completa na natureza e na cultura da cidade. Casa da Montanha, Horta do Cleidson, Fábrica de Orquídeas, Bosque Maravilha, Pousada 2 Baioco, Parque Fazenda Monte Alegre, Bromélias da Serra, Sítio Bom Jardim, Orquidário Boa Vista, Rancho Quindins, Apiário do Ciço e Sítio das Goiabas foram os lugares visitados.
"O Turismo Rural de Paty do Alferes é uma experiência inesquecível! Agradecemos ao Governo do Estado por nos proporcionar a oportunidade de promover nossos atrativos, e criar memórias afetivas em nossos visitantes, mostrando que a nossa ruralidade é sinônimo de alegria, sabor e tradição", afirma Juliana Massi, secretária municipal de turismo de Paty do Alferes. O programa Turismo Rural RJ é fruto de uma colaboração técnica entre a Setur-RJ, TurisRio e a Seappa.