Hemocentro de Friburgo está com demanda para todos os tipos sanguíneos e convida doadores

Dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue

Por Redação

Estoques de sangue estão críticos no município

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data destinada a agradecer a todos os doadores e a conscientizar a população sobre a importância desse ato. O mês de novembro foi escolhido por anteceder períodos de maior escassez nos estoques de sangue, como as férias, feriados prolongados e datas comemorativas, como o Natal.

Atualmente, o Hemocentro Regional de Nova Friburgo está com demanda para todos os tipos sanguíneos, especialmente o tipo O negativo. Por ser universal, esse tipo pode ser doado para qualquer pessoa, sendo de grande importância no atendimento a emergências médicas, quando não há tempo para identificar o tipo sanguíneo do paciente.

Quem desejar fazer parte dessa corrente que salva vidas pode comparecer ao Hemocentro de Nova Friburgo (prédio anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã), de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h, portando um documento oficial e original com foto.

Algumas condições:

Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal e, para a primeira doação, o doador deve ter menos de 60 anos); pesar mais de 50 kg; ter repousado por pelo menos 6 horas antes do procedimento; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ser alcoólatra ou usuário de drogas; não estar grávida ou amamentando; não ter mantido relações sexuais de risco; não ter apresentado febre nos últimos 15 dias; não ter feito tatuagem, micropigmentação ou piercing há menos de 1 ano.