Especialistas dão dicas de como se destacar no mercado de trabalho
Final do ano é tradicionalmente associado ao aumento da demanda por trabalhadores temporários
Com o final do ano se aproximando, a busca por vagas temporárias em setores como comércio, logística e turismo ganha força. Esse período, marcado pelas festividades de Natal e Ano Novo, é tradicionalmente associado ao aumento da demanda por trabalhadores temporários, especialmente no varejo e em serviços voltados ao atendimento ao cliente. No entanto, transformar uma vaga temporária em uma oportunidade efetiva pode ser um desafio para muitos profissionais. Para especialistas, o equilíbrio emocional e a preparação técnica são fundamentais para se destacar nesse mercado competitivo.
A média de efetivação de trabalhadores temporários contratados no período de final de ano no Brasil é de 13,8%, dependendo das condições do mercado e do setor, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Fatores como o desempenho econômico e a demanda por vendas influenciam diretamente a quantidade de trabalhadores que são efetivados após o período de festas.
De acordo com Jean Seidler, professor dos cursos de Gestão da Estácio, o mercado de trabalho no final do ano é caracterizado por dinâmicas específicas. Em geral, observa-se um aumento nas contratações temporárias, especialmente no varejo e em serviços relacionados às festividades. Seidler também aponta o setor de turismo como um grande gerador de empregos, devido à alta movimentação de pessoas durante as férias e ao aumento da procura por serviços de hotelaria e alimentação. "Nesse período, as pessoas devem demonstrar comprometimento, qualidade no trabalho e proatividade. Mesmo com contratos de curto prazo, é importante buscar feedback sobre o desempenho e demonstrar interesse em continuar na empresa", afirma.
Além das exigências comportamentais, há também a necessidade de preparo emocional para enfrentar a alta competitividade desses processos seletivos. Mateus Cunda, professor de Psicologia da Estácio, orienta que: "É fundamental estar seguro das habilidades que já possui e revisar o que é exigido na vaga. Expor essas qualidades com base nas experiências passadas ajuda a transmitir segurança".