Segunda edição do projeto 'trata óleo' nas escolas municipais friburguenses

Projeto faz parte do 'Programa Municipal de Educação Ambiental (PROMEA)'

Por Redação

Iniciativa tem o objetivo de evitar o descarte inadequado

Nesta terça-feira (26), aconteceu em Nova Friburgo, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, a cerimônia de encerramento e premiação da segunda edição do "Programa Trata Óleo nas Escolas". O Projeto faz parte do 'Programa Municipal de Educação Ambiental (PROMEA)' e desde 2023 está presente em escolas municipais. O 'Trata Óleo' é desenvolvido pela Prefeitura de Nova Friburgo, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e Educação, juntamente com a Concessionária Águas do município e a empresa Renova Oil.

A segunda edição do programa contou com a participação de 15 escolas municipais, que receberam um ponto de coleta de óleo vegetal, chamado de 'Fritus', além disso, os alunos foram contemplados com cartilhas educativas sobre o tema, elaboradas pela equipe de 'Educação Ambiental' da Secretaria de Meio Ambiente. Ao longo da segunda edição foram arrecadados mais de 4.500 litros de óleo nas unidades escolares.

Durante o evento, receberam premiações as três escolas que mais arrecadaram óleo: E. M. Acyr Spitz, E. M. Prof, Adezir Almeida e CMEI Iza Saippa Ranucci, o aluno com maior arrecadação individual: Rafael Pinheiro Tuler Filho do CMEI Iza Saippa Ranucci e a estudante vencedora do concurso para escolha do slogan do projeto: Laura Gouvella Schott da E.M. São Pedro da Serra. Além disso, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a uma inspirada apresentação teatral da Cia Artes Integradas, que ressaltou a importância da conservação ambiental, com ênfase na proteção dos recursos hídricos como medida fundamental para a manutenção dos ecossistemas.

Iniciativa

A iniciativa tem o objetivo de evitar o descarte inadequado do óleo de cozinha, que é prejudicial ao meio ambiente e interfere no bom funcionamento das estações de tratamento de esgoto e redes coletoras. Parte do óleo recolhido nos pontos de coleta é transformado em sabão em pasta caseiro, destinado para entidades beneficentes do município e escolas municipais.