Por:

TERESOPOLITANAS: Análise da água das principais fontes de Teresópolis

Monitoramento da água é feito por equipe da Vigiágua | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico da qualidade da água, realizado quinta-feira, 28/11, em 13 fontes da cidade. Pelas amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Amélia, Brahma, 7 Tanques, Taumaturgo e Tijuca estão impróprias para consumo. Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a ferver ou filtrar e clorar a água.

 

Capacitação I

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), por meio de sua Escola de Contas e Gestão (ECG), promoverá, até 11 de dezembro, o curso "Término de mandato: sistema de recepção de dados".

Capacitação II

A capacitação percorre cinco municípios e em Teresópolis está marcada para acontecer na próxima segunda-feira, dia 09 de dezembro, das 10h às 16h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras.

Capacitação III

Voltado para gestores e servidores públicos, o curso tem o objetivo de esclarecer os conceitos básicos dessa Deliberação e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além de fornecer informações acerca do SIGFIS.

Capacitação IV

O conteúdo programático também inclui conhecimentos sobre o acesso ao sistema de captura das informações; o preenchimento dos anexos da Deliberação; pontos críticos e a remessa dos dados ao TCE-RJ.