Por: Redação

Encerramento do 'Projeto Geração Consciente' nas escolas de Friburgo

Projeto integra o Programa Municipal de Educação | Foto: Divulgação

Na última segunda-feira, 2 de dezembro, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Educação, realizou o evento de encerramento do Projeto Geração Consciente no Auditório da SME. O encontro reuniu representantes das cinco escolas municipais participantes: Patrícia Jonas Santana, Professor Alberto Meyer, Professora Adezir de Almeida Garcia, Vargem Alta e Waldir Lopes de Carvalho.

O projeto, que integra o 'Programa Municipal de Educação Ambiental (PROMEA)', visa conscientizar a comunidade escolar sobre a valorização e destinação correta dos resíduos. Entre as ações, destacam-se a segregação de recicláveis secos para a coleta seletiva, rejeitos para a coleta indiferenciada e orgânicos para a compostagem, realizada nas próprias escolas.

Durante o evento, foram apresentados os resultados expressivos alcançados ao longo do ano, com destaque para as premiações:

Melhores redações

Henrique Martins Resende (Escola Municipal Waldir Lopes de Carvalho); Ana Clara Duarte Campano (Escola Municipal Professor Alberto Meyer); e Arthur Figueiredo Corrêa de Araújo (Escola Municipal Professora Adezir de Almeida Garcia).

Melhores desenhos

Talia Silva de Araújo (Escola Municipal Professora Adezir de Almeida Garcia); Rafael do Amaral Chaboudet (Escola Municipal Vargem Alta); e Benjamin Carriel Frossard (Escola Municipal Professor Alberto Meyer).

As escolas também foram certificadas pela quantidade de resíduos desviados do aterro sanitário.

Colocação

1º lugar: Escola Municipal Vargem Alta - 79%; 2º: Escola Municipal Professora Adezir de Almeida Garcia - 70%; 3º: Escola Municipal Waldir Lopes de Carvalho - 65%; 4º: Escola Municipal Professor Alberto Meyer - 64%; e em 5º: Escola Municipal Patrícia Jonas Santana - 51%;

Lixo Zero

Esses resultados habilitam todas as escolas participantes a receberem o "Selo Rumo ao Lixo Zero", concedido pelo Instituto Lixo Zero e validado pela Zero Waste International Alliance.

As crianças também participaram de uma dinâmica prática e divertida sobre separação de resíduos. A Escola Municipal Waldir Lopes de Carvalho venceu o circuito no menor tempo e conquistou o troféu da atividade.

Diante do sucesso e do desempenho das unidades escolares, o projeto será ampliado em 2025 para mais 10 escolas, totalizando 15 unidades.