A Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC), premiou os vencedores do 14º Prêmio Guerra-Peixe de Cultura, o mais importante reconhecimento cultural da cidade e da Região Serrana. A cerimônia de entrega aconteceu na terça-feira (17), no Palácio de Cristal, como parte da programação do Natal Imperial.
Os vencedores foram escolhidos em catorze categorias: Música Popular, Música Erudita, Teatro, Dança, Artes Visuais, Literatura, Audiovisual, Comunicação, Produção Cultural, Ações Periféricas, Categoria Especial, Novos Talentos, Notório Reconhecimento da Obra e Menção Honrosa.
Os indicados foram escolhidos por uma comissão especial formada por pessoas do poder público e da sociedade civil, todos ligados à área cultural e entretenimento. "O Prêmio Guerra-Peixe já está consolidado como a maior premiação cultural da nossa cidade e reconhece as melhores realizações dos nossos profissionais do setor, gerando visibilidade e incentivo aos seus trabalhos", disse a secretária de Cultura, Diana Iliescu.
O Prêmio Maestro Guerra-Peixe é promovido pela Prefeitura desde 2009, com o objetivo de homenagear os principais agentes culturais do município.
Vencedores
Música Popular: "Aquilo Que Cê Gosta", de Enoque Muller e Igor Oggy; Música Erudita: "Concerto Espiritual de Finados - Stabat Mater", de Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis; Teatro: "PRETOpolis, o Musical", de Simone Gonçalves e Ariel Barbosa; Dança: "ENTRELAÇADOS", coreografia da cerimônia de abertura do 21° Festival Sesc de Inverno de Letícia França; Artes Visuais: "Macumba Pictórica", de Pedro Ivo Cipriano; Literatura:"Seguindo suas pegadas: uma conversa entre pai e filha", de Janine Meirelles dos Santos Ramos e Joaquim Eloy Duarte dos Santos; Audiovisual: Videoclipe "Trixma - Friendzone", de Rafael Constâncio, Junior Stutzel, Pablo Reizinger, Lucas Oliveira; Comunicação: "Giro Serra", por Alessandro Marques; Produção Cultural: Simone Gonçalves pela atuação na "12 Mostra de Teatro de Petrópolis", "Sarau Poemas Negros", e "PRETOpolis, O musical"; Ações Periféricas: "Mutirão de Graffiti Sask Vive Ação social no Morro da Oficina", de Leandro Sunk, Guilherme Krast; Especial: Emygdia Hoelz M. Lyrio pelos 35 anos da Bauernfest. Entre outros novos destaques.