1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente em Três Rios

Objetivo é informar e engajar a população na causa ambiental

Por Leandra Lima - PETR

Evento promoverá um amplo diálogo sobre emergência climática e eventos extremos

O município de Três Rios vai sediar sua 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, no dia 12, a partir das 08h no Auditório Jeanete Aguiar, localizada na Avenida Tenente Eneas Torno, , Horto Municipal. A ação integra as movimentações da '5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente', que é um processo participativo que promoverá um amplo diálogo sobre a temática da emergência climática. Toda a população brasileira, sobretudo aquela que vive em territórios e em condições vulneráveis, poderá apontar soluções para o enfrentamento dos problemas relacionados à mudança do clima.

Nesse cenário os debates serão conduzidos em torno de cinco eixos temáticos, sendo eles: Mitigação: ações para promover a redução da emissão de gases de efeito estufa; Adaptação e preparação para desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos associados a desastres ambientais resultantes das mudanças climáticas; Justiça Climática: a população pobre, periférica e negra é a que mais sofre as consequências do aquecimento global, o que agrava as desigualdades sociais no país sendo necessário assegurar a transição para uma economia de baixo carbono de forma socialmente equilibrada e justa; Transformação Ecológica: transição para uma economia de baixo carbono com maior inclusão social, buscando uma matriz energética mais limpa, baseada em fontes renováveis; e Governança e Educação Ambiental: participação dos diferentes setores da sociedade e promoção da educação ambiental, visando o avanço das políticas climáticas a fim de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa.

A Conferência Municipal é a primeira etapa da 5ª Conferência Nacional. O propósito do município é incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para o enfrentamento da emergência climática, em seus cinco eixos temáticos. Além de criar e enviar 10 propostas (duas por eixo) sobre os assuntos para a Conferência Estadual. E também inclui eleger dentre participantes a delegação que representará o município na etapa estadual.

Quem pode participar?

Poderá participar da Conferência Municipal do Meio Ambiente qualquer pessoa maior de 16 anos, devidamente inscrita, assegurando a ampla participação de representantes da sociedade civil e do poder público. Os menores de 18 anos que se inscreverem, deverão apresentar autorização por escrito dos pais ou responsáveis, acompanhado de cópia do documento de identidade.