Filhote de coruja é resgatado no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo
Um filhote de coruja da espécie murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana) foi resgatado por um morador na zona de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, no final de novembro.
A ave foi encontrada debilitada e levada pelo morador para o Núcleo de Montanhismo da unidade de conservação. O coordenador desse núcleo, Rominique Schmidt, levou o filhote à Clínica Veterinária Animamed, parceira do parque, onde encontra-se sob cuidados médicos.
A corujinha está se recuperando e, em breve, será devolvida ao seu habitat. Vamos soltá-la em algum trecho da zona de amortecimento do parque - destacou Schimidt.
A espécie murucututu-de-barriga-amarela tem ocorrência nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e também na Argentina e no Paraguai. É estritamente noturna, embora eventualmente seja vista caçando ao final da tarde. Essa ave habita espaços de mata densa, e parte de um poleiro para capturar as presas na vegetação ou no chão. Vocaliza a qualquer hora da noite. Habitualmente passa o dia empoleirada, solitária ou em casais.
Sobre o parque
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.
O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.