Friburgo recebe simulado da Defesa Civil do Estado do RJ

Ação visou maior eficiência das equipes em tragédias climáticas

Por Leandra Lima - PETR

Foi simulada uma ocorrência climática para testar a integração das diversas secretarias

Por iniciativa da Redec - Região Serrana II, setor da Defesa Civil do Estado, a Secretaria de Defesa Civil de Nova Friburgo recebeu na última semana, um simulado de mesa envolvendo os entes municipais e estaduais, iniciativa que contribui para a instalação de um gabinete de crise organizado e planejado, capaz de agir com mais rapidez e eficiência, gerando menos transtornos e danos à população em caso de tragédias climáticas.

Na ação, foi simulada uma ocorrência climática para testar a integração das diversas secretarias municipais na pronta resposta ao ocorrido, reforçando com os gestores de cada pasta as responsabilidades e atribuições de cada uma delas para mitigar os transtornos à população.

De acordo com o tenente-coronel Bombeiro Fábio Gonçalves, coordenador da Redec - Região Serrana II, Nova Friburgo foi escolhida para receber o simulado de forma presencial por ser a cidade que conta com melhor estrutura de Defesa Civil, servindo como referência no Estado do Rio de Janeiro: "A nível de Estado, (Nova Friburgo) é uma das referências em termos de Defesa Civil. Seja no aspecto de estrutura, de experiência", destacou.

De forma remota, também participaram do simulado de mesa os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.

Estavam presentes na ação o tenente-coronel BM Fábio Gonçalves, coordenador da Redec - Região Serrana II; o secretário de Defesa Civil, major BM Evi Gomes da Silva; o subsecretário, major Couto; o coordenador operacional, 1º Tenente BM Luciano Luiz da Silva; o chefe do setor de Monitoramento, Alerta e Alarme, subtenente Jailton Schumacker; e demais representantes da pasta, além da secretária de Assistência Social, Nicole Cipriano; os secretário de Serviços Públicos, José Sebastião Rabello; a subsecretária do Bem-Estar Animal, Elisângela Rodrigues; o subsecretário de Infraestrutura e Logística, Alan Corrêa; e de Jeferson Aragão, representando a Secretaria de Obras.