Metereologista aponta tendências climáticas para o Verão 2025

Estação começou no dia 21 e deve apresentar chuva dentro da normalidade

Por Hugo Petersen

Fachada do instituto nacional de meteorologia (INMET), em Bras..lia.

A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologista (INMET), Anete Fernandes, apresentou durante uma entrevista exclusiva para a TV Correio da Manhã, as tendências climáticas para o verão 2024-2025. Estação que começou no dia 21 de dezembro, às 6:20 da manhã, começou o verão em todo o Brasil. De acordo com ela, uma das principais características da estação, é maior incidência de raios solares na parte sul do planeta, do que na parte norte, fator que gera dias mais longos que as noites, ou seja sol nasce mais cedo, e se põe mais tarde. "Além disso, o verão coincide com o auge da estação chuvosa na Região Sudeste no Brasil, e consequente no estado do Rio De Janeiro", disse Anete.

As pancadas de chuva nos fins de tarde, as famosas "chuvas de verão" se tornam mais frequentes durante a estação. elas ocorrem devido intensificação do ciclo diurno de aquecimento, disponibilidade de humidade e formação de nuvens de chuva, durante a estação. "Essas pancadas de chuva podem ter intensidades diversificadas dentro da mesma região. Numa mesma cidade pode-se chover muito forte num ponto, e nem tanto em outro", afirmou.

Além de todas as características gerais do verão, a cidade de Petrópolis na Região Serrana do Rio, vem sofrendo nos últimos anos, com as fortes chuvas da estação. Desde 2022, enchentes, deslizamentos e diversas outras ocorrências foram registradas na cidade durante os meses do verão. Mas apesar do histórico recente, Anete explica que, neste verão são esperadas chuvas dentro normalidade histórica, em todo o estado do Rio de Janeiro.