Por: Da Redação

Hingo Hammes toma posse no Executivo de Petrópolis

Solenidade no Palácio Sergio Fadel também apresentou os nomeados para os cargos da Prefeitura de Petrópolis | Foto: Renne Raibolt

O prefeito eleito de Petrópolis, Hingo Hammes, do Partido Progressista (PP), o vice Albano Batista Filho do Partido Liberalista (PL), e os 15 vereadores eleitos e reeleitos, tomaram posse nos respectivos cargos nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025.

Os parlamentares empossados foram: Dr. Aloísio Barbosa (PP), Fred Procópio (MDB), Gil Magno (PSB), Gilda Beatriz (PP), Júlia Casamasso (PSOL), Júnior Coruja (PSD), Júnior Paixão (PSDB), Léo França (PSB), Luiz Dudu (União Brasil), Prof. Lívia Miranda (PC do B), Marquinhos Almeida (PP), Octavio Sampaio (PL), Thiago Damaceno (PSDB), Thiago Leitte (PSD) e Wesley Barreto (PRD),

Os políticos eleitos no pleito de 2024, cumprirão mandatos de quatro anos, ou seja, no quadriênio de 2025-2028. A cerimônia de posse aconteceu na sede do legislativo na Câmara Municipal de Petrópolis.

Hingo foi eleito com 108.306 (74,74%) votos válidos. O prefeito assume a cadeira do Executivo Municipal com a coligação "Petrópolis renovando com experiência e credibilidade", formada pelos partidos PP, PL, PRD, MOBILIZA, MDB, União e DC. Hammes já atuou como prefeito interino, quando em janeiro de 2021, atendeu a determinação do Tribunal Regional Eleitoral, assumindo o desafio de administrar a cidade em meio à maior pandemia da história, com reflexos diretos na economia da cidade.

Discurso de posse

Durante o discurso de posse, o prefeito relembrou a sua jornada política, iniciada em 2016. Ingressou na Câmara em 2019, como vereador suplente, e logo se destacou pelo perfil conciliador e de liderança. Em março, foi o primeiro suplente da história da cidade a assumir um cargo na Mesa Diretora da Câmara e, no mesmo ano, foi eleito presidente do Legislativo Municipal.

Com a posse, Hingo falou sobre o sentimento de ser, oficialmente, prefeito da cidade. "A sensação de orgulho, satisfação de estar realizando o sonho, mas também de muita responsabilidade, de saber o tamanho da responsabilidade que eu carrego, como os nossos secretários. Então, assim, mas não tem preço que pague. Lembrando que há oito anos atrás eu fui candidato a vereador, em 2016. Depois fui novamente eleito vereador. E hoje eu estou sendo eleito perfeito, com 108 mil votos. O cara de suplente virar representante da Câmara é algo impensado no meio político, mas isso foi construído através da nossa qualidade de diálogo, e de saber ouvir", disse.

Além disso, destacou que a cidade tem muitos desafios, ressaltando um problema crítico que vem acontecendo por falta da coleta de lixo no município. "O principal desafio já começou hoje. A questão é a coleta. A cidade está tomada pelo lixo, então colocamos o transbordo para funcionar no imediato, para que possa facilitar essa logística do descarte final", mencionou Hingo. Outro ponto levantado foi a questão da prevenção às chuvas. Segundo o prefeito, a gestão pretende criar uma cultura de prevenção, e garantir a funcionalidade de políticas habitacionais no município. Hingo Hammes reforçou a importância do alinhamento dos trabalhos em conjunto com os poderes legislativos, judiciários, o terceiro setor e outras instituições sociais para que Petrópolis tenha um crescimento. "Sempre digo que ninguém faz nada sozinho, é isso fica cada vez mais evidente, se todos caminham para um só objetivo junto com a população, terá uma mudança significativa, Petrópolis merece o melhor. Então é dessa forma que a gente vai conseguir ter as leis que vão beneficiar o cidadão", enfatizou o prefeito.

Com esse pensamento, que expressa o alinhamento entre as instituições, Hingo nomeou o corpo do secretariado que vai compor a gestão, em cerimônia na Casa dos Conselhos na sede da Prefeitura Municipal no Palácio Sérgio Fadel. A base do secretariado é composta por um corpo técnico que de acordo com o prefeito, esse ponto será essencial para o funcionamento das pastas.

Nomeação de secretariado

Foram nomeados para os cargos da Prefeitura de Petrópolis os seguintes responsáveis:

- Fernanda Ferreira como secretária da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep).

- Luciano Moreira como presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).

- Guilherme Almeida como secretário de Comunicação.

- Alex Christ como presidente do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (Inpas).

- Gilda Beatriz como secretária da Pessoa com Deficiência.

- Adenilson Honorato como presidente do Instituto Municipal de Cultura.

- Fred Procópio como secretário de Governo.

- Pablo Kling como secretário de Turismo.

- Leandro Kronemberger como secretário de Esporte e Lazer.

- O engenheiro Maurício Veiga como secretário de Obras.

- Marcelo Chitão como secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública.

- O fisioterapeuta Luis Cruzick como secretário de Saúde.

- O presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, Samir El Ghaouil, como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

- Alexandre Gurgel como secretário de Educação.

- Adriana Kreischer como secretária de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária.

- O tenente-coronel Guilherme Moraes como secretário de Defesa Civil.

- Fábio Júnior da Silva como secretário municipal de Fazenda.

- Wagner Silva como secretário de Administração e Recursos Humanos.

- Juliana Salvini como controladora-geral do município.

- O vice-prefeito Baninho como secretário de Meio Ambiente.

- Fernando Araújo como procurador-geral do município.

- Rosângela Stumpf como chefe de gabinete.

Até o momento, nenhum nome foi anunciado para a Secretaria de Trabalho.