Por: Redação

Prefeito eleito de Teresópolis assina primeiros atos e anuncia secretariado

Primeiros atos oficiais incluem nova política de mobilidade urbana e reorganização da estrutura da Prefeitura | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Teresópolis Leonardo Vasconcellos anunciou um pacote de atos oficiais. Os documentos assinados incluem nova política de mobilidade urbana, estudo para realização de concurso público, instauração de auditoria e reorganização da estrutura da Prefeitura. Anúncio foi feito logo após ser empossado como prefeito, nesta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025. A sessão foi realizada na Câmara Municipal. Já a assinatura dos atos, foi feita em cerimônia na sede da prefeitura municipal.

"Os teresopolitanos podem esperar um governo de gente para cuidar de gente. Vamos sonhar e realizar, reconstruir as escolas que estão fechadas, realizar concurso público, vamos baixar a tarifa de ônibus e, aos domingos, o ônibus será gratuito. Vamos fazer o nosso hospital público. Mas, para isso, precisamos de muita austeridade e contar com os contribuintes. Com a união de todos vamos fazer Teresópolis voltar a estar acima de tudo. Estou muito honrado, pois me foi entregue o maior desafio da minha vida. Mas, tenho certeza de que, com a força de Deus e a união da nossa cidade, vamos vencer os desafios e entregar uma Teresópolis muito melhor do que encontramos", assegurou o Prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado da Primeira-dama, Claudia Soares.

Mobilidade Urbana

Cumprindo um de seus principais compromissos assumidos durante a campanha, Leonardo Vasconcellos assinou um protocolo de intenções para Acordo de Cooperação Técnica junto à Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (SEMOVE), visando à elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana de Teresópolis. O objetivo é realizar estudos para identificar os principais gargalos viários que comprometem a fluidez do trânsito e propor intervenções emergenciais para mitigar os problemas mais críticos, com o desenvolvimento de ações a curto, médio e longo prazos.

Concurso, auditoria e reforma administrativa

Outras ordens executivas anunciadas foram a instauração de auditorias em contas, processos e atos da administração pública, conforme previsto em seu Plano de Governo; a reorganização da estrutura administrativa da Prefeitura, passo inicial para a futura reforma administrativa, sem alterar custos; e a criação de grupo de trabalho para elaboração de estudos voltados para a realização de concurso público, a fim de recompor o quadro efetivo da administração pública e equilibrar as contas do Instituto de Previdência Municipal.

Proibição de medições aéreas para reajuste do IPTU:

A partir de janeiro de 2025, fica proibido o reajuste do valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) baseado exclusivamente por drones ou tecnologias semelhantes.