Por: Leandra Lima - PETR

Teresópolis inicia operação de desassoreamento dos rios

Os serviços serão realizados com oito retroescavadeiras e 10 caminhões e no interior | Foto: Gutto Rodrigues

Na segunda-feira (6), o prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado da vice-prefeita Afaf Ribeiro, de secretários municipais e de vereadores, recebeu, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Renato Jordão Bussiere. A visita marcou a chegada de máquinas e de caminhões à cidade para a realização de limpeza e desassoreamento dos rios e galerias, nas áreas urbana e rural do município, através do Programa Estadual 'Limpa Rio'. Teresópolis também foi contemplada com o programa do governo do estado 'Limpa Rio Margens', por meio do qual as praças da Casa de Cultura Adolpho Bloch e da Ilha do Caxangá serão revitalizadas.

"Quero agradecer ao governador Cláudio Castro, ao secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, e ao Presidente do INEA, hoje aqui conosco. Sabemos que o município sofre muito com as chuvas e, no período de transição de governo, levamos essa preocupação ao governador para que pudéssemos ter esse apoio já no início do nosso mandato. O objetivo é aliviar as intercorrências por conta das chuvas de verão. Estamos somando forças e unindo propósitos para que Teresópolis vire o jogo!", destacou o Prefeito, agradecendo a presença dos secretários e dos vereadores.

Renato Jordão, expressou a importância do alinhamento do estado com o município. "Antes mesmo de assumir a Prefeitura, Leonardo se reuniu com o Governador Cláudio Castro e com o Secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, e conseguiu esse maquinário para a limpeza dos rios aqui em Teresópolis. A gente pede também que a população faça a sua parte e não jogue entulho nos rios. Temos um carinho muito grande pela Região Serrana e estamos à disposição para contribuir com Teresópolis", enfatizou.

Limpeza e desassoreamento
dos Rios

No mesmo dia começou a operação 'Limpa Rio' em duas grandes frentes, como explicou o Secretário de Meio Ambiente, Cel Maia. "A primeira frente acontece no centro da cidade, no trecho do principal rio do município, que é o Paquequer. Lá o extravasor vai subindo toda a extensão do rio, aumentando a vazão para dar conta das águas das chuvas, e vai até o Caxangá. Além disso, teremos limpeza manual das galerias e debaixo das pontes, onde a máquina não entra. A segunda frente é realizada no interior e começa em Bonsucesso".

Em Teresópolis, os serviços serão realizados com oito retroescavadeiras e 10 caminhões e no interior, o trabalho é feito com o apoio de quatro máquinas. "A cidade já contou com outras operações 'Limpa Rio', mas não com esta dimensão, envolvendo esta quantidade de profissionais e de maquinários. Esse quantitativo vai fazer toda a diferença para que tenhamos um resultado bastante positivo e a população possa ficar mais tranquila quanto a possíveis transbordamentos de rios e alagamentos", pontuou Cel. Maia.

Revitalização
de Praças

Durante a visita, Leonardo e Bussiere anunciaram que Teresópolis é uma das cidades contempladas pelo programa estadual 'Limpa Rio Margens', por meio do qual equipamentos às margens do rio são recuperados, como praças, academias, quadras e pistas de esportes. Com a criação de áreas de lazer e de atividade física e proteção das margens, o projeto visa proporcionar o bem-estar e o convívio socioambiental dos moradores, fomentando a prática de esportes, estimulando o lazer e conscientizando o cidadão sobre a importância de preservar o meio ambiente. Serão revitalizadas as praças Juscelino Kubitschek, ao lado da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, e a Praça Ilha do Caxangá, no Caxangá.