Contempladas pelo Programa Estadual 'Limpa Rio Margens', resultado de articulação entre o município e o estado, a área pública na Rua Beira Rio, em Araras, em frente à Casa de Cultura Adolpho Bloch, e a Praça Ilha do Caxangá, no bairro Caxangá, foram vistoriadas nesta terça-feira (7), por representantes da Prefeitura Municipal e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, sob o comando do secretário estadual Bernardo Rossi.
O objetivo da ação foi avaliar os dois espaços públicos para a elaboração dos projetos de revitalização previstos no programa estadual, que alia a recuperação e a criação de áreas de lazer e de atividade física às margens dos rios, com foco na preservação ambiental.
"Além do desassoreamento do Rio Paquequer no trecho que ladeia a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, a área em frente, na Rua Beira Rio, vai receber obras de contenção da margem do curso d'água e ganhará uma praça para a prática de esportes, atendendo a pedido da Secretaria Municipal de Cultura. Já na Ilha do Caxangá, além da limpeza do rio para evitar o alagamento das casas em época de chuvas fortes, a praça da comunidade será totalmente revitalizada e ampliada", pontuou o secretário de Meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia.
Acompanharam a vistoria técnica o gerente da Diretoria de Recuperação Ambiental do INEA, André Moreira, o engenheiro do Instituto, Júlio Pereira, e dois representantes da empresa contratada pelo Governo do Estado para fazer as intervenções.
O secretário municipal de Cultura fez a vistoria técnica com o grupo. "Dentro desse importante trabalho do Governo do Estado de desassoreamento, a cidade ganha de presente esse cuidado com a margem do Rio Paquequer em um trecho de cerca de 700 metros em Araras, em direção ao bairro Beira Linha, seriamente degradado pelo descarte irregular de lixo. A construção de uma praça esportiva ou, quem sabe, de um parque fluvial nessa área contribui expressivamente para a dignidade dos moradores dos dois bairros", destacou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.
O secretário municipal de Meio Ambiente destacou que é importante que a população se atente em preservar os locais revitalizados. "Essas são importantes intervenções nos equipamentos públicos da cidade. Porém, nada vai funcionar se as pessoas não fizerem a sua parte. Nos dois locais, vemos ao longo do rio uma quantidade muito grande de detritos e de entulho de obra descartados irregularmente, apesar das ações rotineiras de limpeza realizadas pelo órgão municipal. O desassoreamento do rio e a revitalização dos espaços públicos só terão resultado se as pessoas entenderem que elas também têm a responsabilidade de não jogar lixo em locais inadequados. Essa é uma contribuição fundamental para que todos usufruam das áreas públicas com qualidade", enfatizou.