Acontece no dia 24 de janeiro, no CIAFETE, às 8h, a Conferência Municipal do Meio Ambiente de Areal. A etapa municipal é uma das mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.
"A Conferência promove um amplo debate sobre as mudanças climáticas e como lidar com elas, incluindo a população no processo que antecede as ações efetivas a serem tomadas. Com o envolvimento e a participação de todos, conseguimos abordar os problemas e seus impactos de frente, e agir com mais consciência e eficácia" afirma Gutinho Bernardes, prefeito de Areal.
A mobilização para as conferências municipais também é reforçada pelo Governo Federal e por organizações de representação dos municípios que integram a Comissão Organizadora da 5ª CNMA, como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). "A participação dos municípios nas conferências do meio ambiente é de extrema importância por diversas razões. Primeiramente, os municípios estão mais próximos da população e, portanto, têm uma compreensão mais aprofundada das realidades locais e das necessidades específicas de suas comunidades. Essa proximidade permite que as ações e políticas ambientais sejam implementadas de forma mais eficaz", explica Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Sobre a Conferência
Durante as conferências municipais, os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental. Na ocasião, palestras sobre cada um dos eixos serão conduzidas a fim de promover a conscientização e o amplo debate acerca das questões ambientais.
Qualquer cidadão maior de 16 anos pode participar da conferência e votar nos delegados. Poderão ser levantadas, por município, até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos. As propostas priorizadas serão encaminhadas para a 'Comissão Organizadora Estadual' e serão incluídas no caderno de propostas que será debatido nas 'Conferências Estaduais'.