Por: Leandra Lima - PETR

Teresópolis é contemplada com recursos do PAC Seleções

Parte do terreno da Prefeitura Municipal onde deverá ser construído o CEU das Artes | Foto: Ascom/ Teresópolis

Em reunião com os secretários de Cultura do Rio de Janeiro essa semana, a secretária de Estado Danielle Barros garantiu a construção do CEU das Artes Teresópolis. Contemplado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do Governo Federal, por pouco Teresópolis fica sem a sua Arena Cultural CEU, equipamento público de uso cultural e de caráter comunitário, com salas para atividade física, arte e educação, trabalho e renda, que o Governo Federal vai instalar em 42 municípios fluminenses.

Para a construção do CEU, oferecido a cidade e a outros 41 municípios, a prefeitura teria apenas de oferecer um terreno com cerca de 500 metros quadrados, em meio a uma comunidade, não sendo aprovados o terreno oferecido pelo governo passado em área da extinta fábrica Sudamtex, nem o espaço que fez surgir na Rua Tenente Luiz Meirelles com a demolição do Abrigo Sopão, porque ambos não atendiam aos objetivos do projeto.

Com o prazo para a oferta do terreno já perdido, o secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, se movimentou junto à secretária de Estado de Cultura, Danielle Barros, postergando o prazo. O Prefeito Leonardo Vasconcellos destinou parte da área pública na rua Alagoas, de 4.000m2, para o empreendimento cultural e esportivo, onde outros prédios públicos para atender a comunidade local também deverão ser construídos.

"Não poderia haver melhor localização para esse equipamento cultural e esportivo, que vai oferecer lazer e conhecimento às crianças e jovens que mais precisam. A arte tem que ir aonde o povo está, e o local definido pelo prefeito atenderá a duas comunidades, Barroso e Rosário", afirmou Wanderley.

"O CEU das Artes é a primeira grande conquista da Cultura deste ano, e outras estão a caminho de serem concretizadas também, como a revitalização das margens do rio Paquequer, bem próximo à Casa de Cultura, onde será instalada uma academia de ginástica, obra que o governador Cláudio Castro já garantiu início para breve", informou o Prefeito Leonardo. A praça esportiva faz parte do projeto Limpa Rio Margens, anunciando pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) na última semana.

Regiões contempladas 

Os outros 41 municípios que vão receber o CEU das Artes são Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Pinheiral, Queimados, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São João da Barra, São João de Meriti, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Seropédica, Tanguá, Valença, Vassouras, Areal, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Araruama e Macaé.