Na última semana, foi dado mais um importante passo na implementação da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública de Nova Friburgo. No auditório da Secretaria de Educação, foram apresentados os resultados da primeira fase da estruturação do projeto, obtidos por meio de estudos e diagnósticos realizados pela OPUS1 Engenharia em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Por meio do diagnóstico, Cesar Teixeira, diretor da OPUS1, e José Carlos Medaglia, engenheiro da Caixa Econômica Federal, apresentaram soluções para a modernização do parque de iluminação pública do município. Alguns aspectos relevantes apontados pelo diagnóstico são a economia de energia em torno de 50%, a valorização de monumentos e prédios públicos e o telegerenciamento de aproximadamente 25% dos pontos de iluminação pública do município, por meio do qual será possível controlar a vida útil dos equipamentos e atender às demandas da população com maior rapidez.
A partir desta fase, cabe ao poder público municipal validar as soluções apresentadas, incorporando, caso necessário, pontos relevantes que ainda não tenham sido contemplados no projeto. Após essa validação, será apresentada uma versão final, permitindo o prosseguimento das próximas etapas do processo, que incluem a consolidação da documentação para a elaboração do edital de contratação, a realização de audiência e consulta pública, e, por fim, o lançamento do edital para a contratação do concessionário por meio de concorrência pública.