Realizado no domingo (23), pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro 'Domingão Zera Fila' registrou 214 consultas nas especialidades de Oftalmologia (63), Otorrinolaringologia (36), Dermatologia (39), Ortopedia (26) e Clínica Médica (50), movimentando o CEMUSA (Centro Municipal de Saúde Dr. Adalberto Otto), no bairro de São Pedro.
O Programa tem como objetivo atender pacientes que já foram encaminhados para consultas com especialistas, através das unidades básicas de saúde, e que ainda aguardam na fila. Por questão de organização, somente as pessoas contatadas pela Secretaria de Saúde tiveram o atendimento garantido.
"São cerca de 10 mil pessoas aguardando, muitas por até 3 anos, por uma consulta e sem qualquer atenção, de acordo com levantamento da Secretaria de Saúde. Hoje começamos a atender com dignidade, para dar a elas condição de terem saúde plena" disse o prefeito.
O domingo foi o dia da semana escolhido para a realização das consultas porque, além de atender a uma demanda da população por datas mais flexíveis para os atendimentos de saúde, também aproveita o 'Domingão Tarifa Zero', que garante a gratuidade das passagens nas linhas de ônibus municipais.
A aposentada Maria José da Silva Oliveira, da Pedreira, na Granja Guarani, relatou como foi a experiência. "Quando me ligaram da Secretaria de Saúde não acreditei e achei que era trote, porque estava esperando desde maio do ano passado pela consulta com otorrino. Fui muito bem atendida e também me consultei com o oftalmologista", contou.
O casal Marta Regina Rodrigues e Carlos Antonio Ferreira, do Parque São Luiz, também teve atendimento garantido no Domingão Zera Fila. "Aguardava há dois anos e meio pelo atendimento de otorrino", disse ele. No caso dela, a espera agora é para a realização de exame médico. "Tive que fazer uma cirurgia e aguardo há 3 anos pelo exame de intestino", relatou.