Por: Leandra Lima

Friburgo vai mapear ações sociais voltadas às mulheres

Apesar das novas articulações ainda existe, muito a ser feito, considerando o cenário | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por Leandra Lima

O combate contra a violência às mulheres está ganhando maiores espaços de debate nos últimos anos. Políticas sociais estão sendo cada vez mais construídas em favor do grupo, esse fenômeno é observado por estudos do Dossiê Mulher 2024, do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP), que destacou vem presenciado a realização de uma série de debates técnicos, formulações legislativas e intervenções promovidas pelo poder público voltadas para o enfrentamento da violência. Nesse sentido, o município de Nova Friburgo se alinha com a ideia e pretende mapear iniciativas que atuam na defesa dos direitos das mulheres, na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento do empreendedorismo feminino.

Segundo a Secretaria da Mulher, a ação tem como objetivo conhecer e fortalecer a rede de apoio existente na região, criando um canal direto de comunicação com grupos, coletivos, organizações e projetos que desenvolvem trabalhos voltados para o público feminino. Esse levantamento será feito através de um link disponível no site da prefeitura, onde será coletado informações de entidades e iniciativas que contribuem para a garantia de direitos, autonomia e bem-estar feminino. Após essa etapa, a secretaria pensa em estabelecer parcerias e fomentar políticas mais eficazes para fortalecer as ações que já estão em andamento. As inscrições por meio do formulário seguem até o dia 31 de março.

Recorte da violência em Nova Friburgo

A implementação de medidas de modo geral é importante para coibir a violência, apesar das novas articulações ainda existe, muito a ser feito, considerando que os casos aumentaram em Nova Friburgo. O Dossiê da Mulher registrou em 2022, 1.863 casos de violência contra mulheres, que incluem todos os tipos de violência, que vão desde ameaças a violação sexual mediante a fraude. Em 2023 esses números tiveram um aumento de 13%, totalizando 2.110.