Procon de Nova Friburgo soluciona 80% dos atendimentos em janeiro
Órgão responsável pela defesa dos consumidores em Nova Friburgo, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) local celebra uma conquista importante obtida ao longo do mês de janeiro deste ano. Dentre os 435 atendimentos realizados no período, 80% tiveram uma resolução satisfatória. Um dado para ser comemorado, de acordo com o diretor do Procon do Município, João Andrade.
"O Procon vai sempre atuar nas relações de consumo. O 'pró-Consumidor' é um sistema nacional, então conseguimos identificar as empresas cadastradas e enviar as notificações via sistema. Àquelas que não são cadastradas fazemos a notificação via e-mail, ou correspondência. Ou seja, conseguimos atingir o Brasil todo. Nosso contato com as grandes empresas cadastradas é feito via sistema, já com as empresas locais é feito um cadastro físico, uma comunicação via notificação. Felizmente temos obtido bons números na defesa do consumidor friburguense", enfatizou o diretor.
João Andrade salienta que a principal missão do Procon é conciliar conflitos entre fornecedores e consumidores de produtos e serviços e, além de ter poderes para a fiscalização de práticas abusivas, tem um importante papel de orientação. Mesmo assim, ele ressalta que é grande o número de consumidores que procuram o órgão após serem vítimas de golpes. "Até por conta dessa era digital, temos recebido muitos casos relacionados a golpes. É uma grande demanda, especialmente, para o público mais idoso", alerta João.
O Procon de Nova Friburgo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e está de portas abertas para receber qualquer cidadão que tenha algum problema nas relações de consumo ou esteja em busca de orientações. O atendimento também pode ser feito via e-mail (proconnovafriburgorj@gmail.com). É importante que todos tenham em mãos RG, CPF, comprovante de residência e o número do protocolo de atendimento com a empresa reclamada, para que fique demonstrada a tentativa de resolução do problema.