Na última semana, o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Secretaria de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo, intensificou suas ações nas escolas municipais com o objetivo de promover a inclusão e melhorar o desenvolvimento educacional dos alunos. Em uma formação realizada, a equipe do NAAPA - Olaria esteve com os profissionais de educação das escolas São José, Batista e Messias de Moraes Teixeira, localizadas no Complexo Educacional Nossa Senhora das Graças. Durante o encontro, foram apresentadas as propostas de trabalho do núcleo, discutidas estratégias pedagógicas inclusivas e enfatizada a importância do vínculo entre educadores e estudantes, um elemento essencial para o sucesso no processo de aprendizagem.
Além disso, o NAAPA participou da reunião pedagógica da Escola Municipal Jardel Hottz, onde houve uma troca produtiva de ideias e discussões sobre melhores práticas educacionais. O núcleo também realizou um estudo de caso com as equipes da Educação Especial e de Educação Infantil da APAE, visando identificar abordagens que favoreçam o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais.
Em paralelo, a equipe pedagógica do departamento de Educação Especial e Inclusiva esteve presente em diversas reuniões com os profissionais de diferentes escolas municipais. No Colégio Municipal Rui Barbosa, por exemplo, a reunião com os responsáveis foi marcada por um importante diálogo sobre as necessidades de apoio aos alunos. Já nas escolas Santa Paula Frassinetti, Cecília Meireles e Izabel Gomes, as equipes de AEE se reuniram com os educadores, alinhando estratégias para promover um atendimento pedagógico adequado às necessidades de cada estudante.
Os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) também estão dedicando este período para acolher as famílias e os profissionais das escolas, criando um canal de comunicação fundamental para o acompanhamento das necessidades dos estudantes e o alinhamento das ações pedagógicas. Esse momento de acolhimento busca fortalecer o vínculo entre a escola e a família, essencial para o êxito do processo.