Por:

CORREIO SERRANO: Prefeitura de Areal realiza encontro institucional em quilombo

Cultura quilombola | Foto: Divulgação

QUILOMBO - Na última sexta-feira (14), o Espaço Cultural Manoel Miquilina da Costa Barboza, localizado na Comunidade Quilombola de Boa Esperança, em Areal (RJ), foi palco de uma importante visita institucional. O encontro reuniu diversas autoridades para debater futuros projetos para o município e conhecer de perto iniciativas culturais e educacionais desenvolvidas na comunidade. A visita proporcionou aos participantes uma imersão na cultura.

 

Empoderamento das crianças

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Prefeitura, o projeto visa o empoderamento das crianças quilombolas e a valorização da identidade negra. Desde seu início, em fevereiro de 2023, na Escola Donária Maria Barbosa, sob a direção de Vandréa Aparecida Paulinho Neves, a iniciativa cresceu significativamente. Em 2024, chegou à Escola Joaquim Vital Vieira e, em 2025, foi implementada em nove escolas municipais.

Projeto I

Uma pesquisa inicial apontou que mais de 80% das crianças quilombolas não se reconheciam como negras. No entanto, apenas três meses após o início do projeto, todas as crianças participantes passaram a se reconhecer, promovendo uma transformação.

Projeto II

O corpo docente da Escola Donária Maria Barbosa, também esteve presente, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da identidade cultural dos alunos. Ao final os deputados foram presenteados com uma cesta contendo produtos quilombolas.

Curso I

A Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, no Projeto ECG Presente, e a Prefeitura de Nova Friburgo, realizarão, de maneira gratuita, capacitações direcionadas exclusivamente para servidores municipais da região.

Curso II

Os cursos são ministrados por servidores do TCE-RJ e as cargas horárias variam entre 5 e 30 horas. O objetivo principal do projeto é a busca constante do aperfeiçoamento e aprimoramento dos trabalhos, visando, cada vez mais, a eficácia dos serviços públicos.