Por Leandra Lima
O Ministério da Saúde (MS) anunciou na última sexta-feira (14), que o Estado do Rio de Janeiro vai receber 47 novas ambulâncias para renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192. Do montante, os municípios de Paraíba Sul, Paty de Alferes e Miguel Pereira foram contemplados com um veículo cada, ou seja, para essa região serão encaminhados três veículos, destinados para o fim nas três cidades.
Segundo o ministério, a ação está sendo viabilizada através dos recursos no Novo PAC, somando cerca de R$ 243,5 milhões. Além do Rio de Janeiro, outros estados também vão receber as ambulâncias, ao todo serão entregues 789 para 559 cidades e 21 estados. O objetivo do investimento é ampliar os serviços do SAMU 192 e aprimorar o atendimento, e também reduzir o tempo de espera no SUS.
SAMU
Conforme o MS com essa entrega, a cobertura populacional do SAMU sobe de 88,42% para 89,40%. Os serviços do atendimento móvel compõem a Política Nacional de Atenção às Urgências do ministério, que integra a rede assistencial pré-hospitalar. O serviço é gratuito e funciona 24h por dia, a atuação das frotas nas ruas se dá pelo atendimento precoce da vítima após um acidente. Após o primeiro atendimento o paciente é encaminhado para uma unidade hospitalar.
O SAMU informou que o atendimento começa a partir do chamado telefônico, ou seja, do número 192, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações necessárias para assistência da vítima. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.