Por:

Borboletário Municipal é inaugurado através do 'Teresópolis Sustentável'

O Borboletário funcionará nos mesmos dias do Horto | Foto: Jonathan Martins

Na última sexta-feira (28), a Prefeitura de Teresópolis entregou oficialmente à população o Borboletário Municipal. Essa é mais uma iniciativa do Programa 'Teresópolis Sustentável' (PTS), promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), que visa transformar a cidade em um modelo de preservação ambiental e sustentabilidade, reforçando o compromisso da atual gestão.

Sob a responsabilidade da SMMA, o Borboletário funcionará nos mesmos dias do Horto, de terça a domingo, inicialmente das 9h às 12h, com um grupo de no máximo oito pessoas e com a entrada gratuita. Além disso, o espaço complementará o Centro Administrativo de Educação Ambiental, que está em fase de elaboração e contará com uma sala multimídia para receber alunos da rede pública.

No início da atual gestão, o Borboletário estava em situação irregular, sob o domínio de uma entidade privada que cobrava ingresso para acesso a um bem público, sem atender aos requisitos básicos para sua operação, como o licenciamento ambiental. Isso resultou na morte de várias borboletas devido à presença de parasitas predadores.

Após a identificação de diversas irregularidades, o município reassumiu o controle do Borboletário e tomou as seguintes providências: contratou uma bióloga especialista com mestrado em borboletas para atuar exclusivamente no espaço; e revitalizou um laboratório dentro do Borboletário, responsável pelo controle biológico e multiplicação das espécies, sob a supervisão da bióloga Marina Lopes Duarte, doutora em Biodiversidade e Saúde, mestra em Biodiversidade e Saúde e especialista em Entomologia Médica pela Fundação Oswaldo Cruz.

"Quero parabenizar o secretário Maia e toda a sua equipe pelo trabalho ágil e eficaz. Já implementaram o 'Teresópolis Sustentável' com a instalação de placas solares e tomaram a frente do Horto, fazendo com que aqui nós tenhamos salas de aula preparadas para a Educação Ambiental, em parceria com a Polícia Militar e o PREAM. O Borboletário está sendo devolvido à população, que antes tinha dinheiro público investido nas mãos de uma única entidade que cobrava pela visitação", destacou o Prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado da Vice-Prefeita, Afaf Ribeiro, e de secretários e subsecretários municipais.

O secretário de Meio Ambiente, Cel. Leonardo Maia, enfatizou que um novo capítulo na história ambiental de Teresópolis está sendo escrito. "Estamos diante do maior projeto ambiental já desenvolvido no município. O 'Teresópolis Sustentável' será, sem dúvida, uma referência nacional em sustentabilidade. O prefeito está entregando um projeto prático, com o que há de melhor para nossa cidade, e tenho certeza de que logo será reconhecido como um dos melhores prefeitos na preservação do meio ambiente", afirmou Maia, acompanhado de membros do Comando de Polícia Ambiental (CPAM).

A Tenente Almeida, do CPAM, agradeceu a participação na inauguração. Os vereadores Cacau Repórter, Erika Marra, Marcos Rangel, Caio Pfister, Sandrinho e Vitinho Nogueira também estiveram presentes.